Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras Procel contribui para a economia de 9 milhões de MWh em 2012



Empresa celebra resultado na Semana Mundial da Eficiência Energética

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) registrou, em 2012, a economia de consumo de energia elétrica de 9 milhões de MWh, o melhor resultado em cinco anos, equivalente a uma usina de 2.160 MW. Trata-se de energia suficiente para atender, durante um ano, 4,77 milhões de residências com o padrão de consumo mensal médio brasileiro. Os reflexos ambientais também foram significativos: as emissões de gases de efeito estufa evitadas pela economia proporcionada, ano passado, pelos 10 subprogramas em que se divide o Procel alcançaram 624 mil toneladas de CO2, o equivalente às emissões de 214 mil veículos em um ano.

Os números resultam do compromisso da Eletrobras, gestora do Procel, com ações de racionalização do consumo de energia elétrica e combate ao desperdício, segundo a Superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras, Renata Leite Falcão. “Na Semana Mundial da Eficiência Energética, todos devemos refletir sobre a nossa participação na construção de um mundo mais limpo, sem desperdícios de energia e na melhoria da qualidade de vida. É um exercício de cidadania”, afirma.

Dos 10 subprogramas em que o programa é dividido, o mais consolidado é o Selo Procel, que hoje está presente em 36 categorias de equipamentos. Em 2012, foram vendidos 44 milhões de equipamentos com o Selo, que orienta o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, o que representará economia na conta de luz. “O Selo Procel estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente”, destaca Renata.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Eletrobras

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto