Porto Velho (RO) sábado, 23 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobrás lidera índice de reclamações no PROCON RO



A cada dia, pelo menos 100 consumidores procuram o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) em Rondônia, por se sentirem lesados em alguma relação de consumo. De acordo com o levantamento do órgão, feito com base nos atendimentos do ano passado, as reclamações referentes a operadoras de telefonia e assuntos financeiros - especialmente a cobrança indevida de juros e multas - são as mais recorrentes entre os consumidores no estado rondoniense.
 

Outro índice preocupante é a quantidade de queixas relacionadas às prestadoras de serviços considerados essenciais à população, como o fornecimento de água e energia, além do sistema de telefonia móvel e fixa. Das dez empresas que lideram o ranking de reclamações em Rondônia, cinco delas são responsáveis por este tipo de serviço. A Eletrobrás Distribuição de eneregia, distribuidora de energia elétrica de Rondonia, lidera o ranking em todo estado com diversos tipos de reclamações.
 

Em 2012, o PROCON de Rondônia tem registrado um numero elevado de reclamações de consumidores em desfavor da ELETROBRÁS Distribuidora de Energia Elétrica, antiga CERON S/A. Dentre as queixas recebidas, a maioria são relacionadas a assuntos financeiros, como por exemplo aumento elevado no valor da fatura, atraso na entrega da fatura, falha da empresa prestadora de serviço quanto ao aferimento dos medidores, falta de previa informação junto aos consumidores sobre manutenção na rede elétrica, alem do mau atendimento e falta de informações adequada por parte de funcionários empresas terceirizadas que tem a obrigação de tratar bem seus consumidores, esse mau atendimento ocorre em todas as lojas de serviços da Eletrobrás localizadas na maioria dos municípios do estado rondoniense.
 

Segundo Rui Costa, Coordenador do Programa de Defesa do Consumidor (PROCON) no inicio do mês de abril manteve contato com a coordenação da Eletrobrás de Rondônia como também a própria ouvidora da distribuidora afim de que juntos possam encontrar uma solução e tentar diminuir essas lesões causadas aos consumidores, ou seja melhorar a qualidade dos serviços prestados, bem como encontrar uma maneira mais eficiente para que esses problemas seja solucionados e de forma transparente pelos setores da própria distribuidora junto ao consumidores, seja na modalidade presencial ou em outros meios como SAC ou pelo meio eletrônico.

o PROCON orienta a todos os consumidores que mediante a má prestação de serviços e esclarecimentos o primeiro passo é procurar a própria distribuidora Eletrobrás, caso não obtenha êxito no pleito, procure imediatamente o PROCON da sua cidade ou o PROCON mais próximo e registre sua reclamação.


Fonte: Rui Costa
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A