Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras intensifica ações de combate às ligações clandestinas


 

Para reduzir os furtos de energia elétrica, mais conhecidos como “gatos” e diminuir a taxa de inadimplência, a Eletrobras Distribuição Rondônia vem organizando diversas medidas para 2015.
 

Uma das medidas a ser adotada é a intensificação das fiscalizações em áreas com ligações clandestinas, com início em fevereiro. Nessas ações de fiscalização, serão feitos levantamentos em campo com identificação das irregularidades através da atuação das equipes técnicas tanto nos bairros como na zona rural dos municípios. Se for constatada alguma irregularidade será feito todo o procedimento de regularização. Em caso de furto, o fornecimento de energia será suspenso, e será feito boletim de ocorrência (B.O), para que sejam tomadas todas as medidas legais e cabíveis para estes casos.
 

Em geral, os “gatos” são feitos de forma precária não respeitando as normas de segurança, oferecendo risco de acidentes e até causando a morte de quem faz e se utiliza desta energia. Além disso, essa é uma prática ilegal, considerada crime que pode levar à prisão de até quatro anos e multa. Para tanto, os eventos de fiscalização serão acompanhados pela Polícia Civil e Militar.
 

De acordo com a Distribuidora, hoje, em Rondônia, a perda de energia equivale a 23% (aproximadamente R$ 130 milhões/ano) de tudo o que é gerado para Estado, um dos maiores índices do Brasil.
 

Nas situações em que são identificadas ligações clandestinas com riscos iminentes de danos às pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico, por medida de segurança, a Distribuidora deve interromper o fornecimento imediatamente, conforme determina o artigo 168 e 170 da Resolução Normativa 414/2010 da ANEEL.
 

Os consumidores que desejarem contribuir com a Eletrobras podem informar os locais com ligações clandestinas ligando para o SAC- 0800 647 0120. 
 

Fonte: Marçal Pedroso Barbosa

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A