Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras Eletronorte realiza a abertura do Vertedouro da UHE Samuel


Nesta sexta-feira, 09 de março, o reservatório da Usina Hidrelétrica Samuel atingiu cerca de 80% do volume útil (cota 86,94m). O resultado do grande volume no reservatório ocorreu devido aos altos índices pluviométricos no Estado de Rondônia, mais precisamente na bacia hidrográfica do Rio Jamari. A grande vazão foi o que levou a equipe de Operação da Eletrobras Eletronorte realizar nesta manhã, a abertura das cinco comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel. A operação foi realizada da seguinte forma: A primeira comporta aberta foi a de número 3, conseqüentemente as comportas de números 4, 2, 5 e por fim a de nº 1. "A seqüencia realizada tem como finalidade impedir danos na barragem e também como medida de segurança da Usina", revelou o coordenador da Operação, Miguel Anselmo.

Com as comportas abertas podem ser despejados no Rio Jamari até um milhão e trezentos mil litros de água por segundo, durante o tempo em que permanecerem as grandes quantidades de chuvas, o que poderá fazer com que o nível do rio chegue a acima de 5 metros em relação ao nível atual da cota, que hoje está em 58m. O vertedouro ficará aberto por aproximadamente 20 dias.
 

De acordo com o engenheiro responsável, Marcelo Franco, o procedimento foi informado para o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. "Cada dia o nível do reservatório eleva-se de 4 a 9 centímetros, o que é preocupante, daí a necessidade da abertura do vertedouro", afirmou Marcelo.

Meio ambiente

A equipe de Meio Ambiente da empresa realizou com antecedência o trabalho de conscientização dos ribeirinhos que moram nas áreas de várzea à jusante de Samuel, bem como atuou junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ao Poder Executivo. "Realizamos o comunicado a toda comunidade que reside à jusante do rio. A equipe do meio ambiente da empresa teve a preocupação de passar em cada residência daquela área", informou Celson Duarte, responsável pela área do Meio Ambiente da Usina.


Fonte: Terezinha Félix de Brito
ELETROBRAS ELETRONORTE

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto