Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobrás: Eletricitários deflagram greve por tempo indeterminado




Os trabalhadores (as) da Eletrobras Rondônia decidiram decretar greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (15), devido à falta de avanço nas negociações do Acordo Coletivo da categoria. A categoria reafirmou a proposta apresentada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários, de manutenção das conquistas e avanços, do ganho real.
 

Porém o resultado da terceira rodada de negociação entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários e a direção da Eletrobras não atendeu às expectativas da categoria. E a proposta da Holding continua sendo inferior às reivindicações da categoria.
 

O objetivo da greve é pressionar a administração da Eletrobras a melhorar os termos da proposta para o acordo coletivo de 2013. Já que as negociações entre a empresa e as entidades sindicais tiveram início em maio, mas não deslancharam após a última reunião no dia 4 deste mês, em Brasília.
 

Segundo o Sindicato dos Urbanitários, a posição da Eletrobras além de não contemplar o pleito dos trabalhadores, tem como meta a redução de benefícios para os atuais e os futuros empregados. O Sindur também não concorda com a proposta de suspensão do pagamento da periculosidade pelo salário-base, mas sim sobre a remuneração.
 

Em relação ao PID (Programa de Demissão Incentivada), instituído pela empresa, o presidente do Sindur, Nailor Gato, afirma que na sua avaliação não é satisfatório para o trabalhador aderir ao plano em razão da limitação no período da assistência a saúde que limita o uso em apenas cinco anos, além do valor de concessão do benefício estar limitado a um teto mínimo de R$ 100 mil e o máximo a R$ 600 mil.
 

“Para o trabalhador não é vantagem, já que o mesmo contribui por décadas e este valor oferecido pela empresa na nossa avaliação é insignificante. Este plano deveria ser discutido com as lideranças sindicais com mais ênfase, o que não aconteceu”, disse Nailor.


Fonte: Sindur - RO

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto