Porto Velho (RO) sábado, 23 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobrás: Eletricitários deflagram greve por tempo indeterminado




Os trabalhadores (as) da Eletrobras Rondônia decidiram decretar greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (15), devido à falta de avanço nas negociações do Acordo Coletivo da categoria. A categoria reafirmou a proposta apresentada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários, de manutenção das conquistas e avanços, do ganho real.
 

Porém o resultado da terceira rodada de negociação entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários e a direção da Eletrobras não atendeu às expectativas da categoria. E a proposta da Holding continua sendo inferior às reivindicações da categoria.
 

O objetivo da greve é pressionar a administração da Eletrobras a melhorar os termos da proposta para o acordo coletivo de 2013. Já que as negociações entre a empresa e as entidades sindicais tiveram início em maio, mas não deslancharam após a última reunião no dia 4 deste mês, em Brasília.
 

Segundo o Sindicato dos Urbanitários, a posição da Eletrobras além de não contemplar o pleito dos trabalhadores, tem como meta a redução de benefícios para os atuais e os futuros empregados. O Sindur também não concorda com a proposta de suspensão do pagamento da periculosidade pelo salário-base, mas sim sobre a remuneração.
 

Em relação ao PID (Programa de Demissão Incentivada), instituído pela empresa, o presidente do Sindur, Nailor Gato, afirma que na sua avaliação não é satisfatório para o trabalhador aderir ao plano em razão da limitação no período da assistência a saúde que limita o uso em apenas cinco anos, além do valor de concessão do benefício estar limitado a um teto mínimo de R$ 100 mil e o máximo a R$ 600 mil.
 

“Para o trabalhador não é vantagem, já que o mesmo contribui por décadas e este valor oferecido pela empresa na nossa avaliação é insignificante. Este plano deveria ser discutido com as lideranças sindicais com mais ênfase, o que não aconteceu”, disse Nailor.


Fonte: Sindur - RO

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A