Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras Distribuição Rondônia alerta quanto ao risco de Acidentes


 

É cada vez mais crescente o número de acidentes com a Rede Elétrica. Em época de Copa do Mundo e festas juninas, por exemplo, é comum a população enfeitar as ruas com fitas e bandeirolas, muitas vezes usando os fios da Rede telefônica e elétrica, ignorando o risco oferecido. No início deste mês, um jovem de 21 anos, morador da cidade do Rio de Janeiro, tomou um choque quando tentava amarrar bandeirinhas em um poste, segundo noticiou o website G1. Exemplos como esse devem ser evitados.
 

Como explica o Técnico de Segurança do Trabalho da Eletrobras Distribuição Rondônia, Waldeci Gouveia, a forma mais segura para realizar essa atividade é usar um fio ou barbante amarrado de um Poste a outro, mantendo uma distância segura da Rede de alta tensão e ai sim prender as bandeirolas.
 

Outro ponto levantado são as pipas enroscadas nos fios, que é a terceira maior causa de interrupção de energia, segundo o Técnico. “Nunca solte pipas próximo da rede elétrica, o cerol usado na linha ajuda a transmitir corrente elétrica e, em contato com o fio de alta tensão, pode provocar um acidente fatal”, diz.
 

Outra dica importante é quanto à poda de árvores junto à Rede. Segundo Waldeci, esse é um serviço da Eletrobras Distribuição Rondônia e pode ser solicitado através de seu Call Center (0800 647 0120) ou dirigindo-se a uma loja de serviços.
 

No caso de o consumidor instalar uma barraca de lanchonete ou um camelô, por exemplo, deve-se solicitar uma ligação provisória à Eletrobras Distribuição Rondônia. Ligação clandestina caracteriza fraude e o consumidor pode ser punido com multa pesada. Só a distribuidora de energia pode executar esse serviço.
 

Medidas de segurança também devem ser tomadas dentro de casa, como fechar a torneira antes de mudar a posição da chave do chuveiro, que deve ser instalado com fio terra de acordo com normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O técnico de segurança, Waldeci Gouveia, fala sobre outras dicas:
 

1. Nunca lave ou limpe aparelhos elétricos antes de desligá-los da tomada;
 

2. A sobrecarga de vários aparelhos numa única tomada, com a utilização do “tês”, os famosos benjamins, não é aconselhável, pois aumenta o risco de incêndio;
 

3. Tomadas e interruptores com partes derretidas devem ser imediatamente trocados e protegidos do alcance de crianças.
 

“São pequenas atitudes que fazem toda a diferença e podem salvar vidas”, diz o técnico. Para mais informações, dúvidas e solicitações a Eletrobras Distribuição Rondônia disponibiliza, 24 horas por dia, o telefone 0800 647 0120. A ligação é inteiramente gratuita. Ou acesse o site: www.ceron.com.br.

Fonte:
Erica Cristina Verderio Bianco

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)