Porto Velho (RO) sábado, 18 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletricitários param em defesa da Eletrobras pública


Gente de Opinião

247 - Os trabalhadores do setor elétrico realizam uma paralisação nesta segunda-feira, 16, além de atos e manifestações em vários estados do País, contra a proposta de privatização da Eletrobras. É o Dia Nacional de Luta Contra a Privatização da Eletrobras – defesa do patrimônio público, soberania nacional e segurança energética.

Em Brasília, a partir das 10h desta segunda-fera, acontece um grande ato em frente ao Ministério de Minas e Energia contra o desmonte do setor elétrico estatal.

Para o vice-presidente da Federação Nacional dos Urbnitários (FNU), Nailor Guimarães Gato, a privatização da Eletrobras significa aumentos das tarifas, queda na qualidade dos serviços, demissões e perda da soberania nacional. "Trata-se de um problema grave não só para os eletricitários, mas para toda a população brasileira. O aumento da tarifa pode chegar a 30% com a privatização", aponta.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a venda da Eletrobras vai resultar em um aumento inicial na tarifa de energia de 16,7%, no mínimo. Alguns especialistas apontam reajustes superiores a 70%.

Outro impacto é o corte na tarifa social que garante descontos na conta de energia para pessoas de baixa renda e beneficia mais de 8 milhões de lares brasileiros e será extinta com base na proposta da nota técnica nº 5, proveniente da consulta pública nº 33, que altera o marco regulatório do setor elétrico. Segundo dados da Aneel, do total, 56% dos favorecidos pelo programa estão no nordeste e 24% no sudeste.

A Eletrobras, responsável por mais da metade da energia elétrica consumida no país, controla 47 hidrelétricas, 114 térmicas (energia gerada a partir da queima de carvão, gás ou óleo), 69 eólicas e distribuidoras de energia de seis estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima. Estão entre os estados com menores IDH do país Piauí, Alagoas e Acre.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras vai reabrir plano de demissão de funcionários

Eletrobras vai reabrir plano de demissão de funcionários

A Eletrobras vai reabrir o Plano de Demissão Consensual (PDC) neste segundo semestre. O presidente da companhia, Wilson Ferreira Júnior, disse ontem (

Eletrobras estipula em R$ 3,1 bi valor mínimo para leilão de SPEs

Eletrobras estipula em R$ 3,1 bi valor mínimo para leilão de SPEs

O leilão está previsto para 27 de setembro de 2018 na B3, a bolsa de valores de São Paulo. Serão alienadas 71 participações societárias em SPEs, reuni

Estudantes visitam a Usina Hidrelétrica Jirau

Estudantes visitam a Usina Hidrelétrica Jirau

Grupo do ensino médio é da Capital Porto Velho

Conta de luz só irá baixar com revisão de regras, diz diretor da Aneel

Conta de luz só irá baixar com revisão de regras, diz diretor da Aneel

As tarifas de energia subiram em média cerca de 15% este ano