Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Desvio do rio Madeira conta com a presença da presidente Dilma



A usina hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho, Rondônia, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 05 de julho, a visita da presidenta Dilma Rousseff e do Ministro de Minas e Energia (MME), Edison Lobão. A cerimônia marcou o início do desvio do rio Madeira para uma estrutura chamada vertedouro, passo decisivo da obra para que a usina entre em operação em dezembro deste ano.
 

O governador do Estado, Confúcio Moura e o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho também estavam presentes no evento e todos eles foram recebidos pelo presidente da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e futura operação da usina, Eduardo de Melo Pinto.
 

Ao longo da visita, a presidenta Dilma discursou para os presentes na cerimônia e destacou que: “a usina Santo Antônio é uma obra que garante energia para que o Brasil possa continuar crescendo e gerando desenvolvimento”.
 

Já o Ministro Edison Lobão reforçou que o empreendimento tem um cuidado especial com a questão ambiental, “nada mais nada menos de R$1,3 bilhão estão sendo investidos em programas compensatórios e em sustentabilidade na usina Santo Antônio”.
 

Em seu discurso o presidente da concessionária, Eduardo de Melo Pinto informou à presidenta que está em avaliação no MME e na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) um projeto de aumento da motorização da usina que viabilizará um incremento de 400 megawatts/médios de capacidade instalada.
 

Além de lideranças locais e empresários, a cerimônia contou com a presença de 500 trabalhadores do canteiro obras e de profissionais formados pelo Programa Acreditar, da Odebrecht, que presentearam a presidenta. Atualmente, 80% dos 18 mil trabalhadores do empreendimento são de Porto Velho e região e todos eles são formados pelo Acreditar.
 

Fonte: Luiza Franco


 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A