Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Deputado Tiziu diz que a Assembléia de Rondônia errou na autorização das USINAS


O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Tiziu Jidalias (PP), se declarou-se arrependido pela autorização para a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau por parte do Poder Legislativo rondoniense. 

Para ele, as autorizações deveriam ter sido dadas separadamente com um intervalo de cinco anos. Tiziu acredita que desta forma, os problemas atuais pelos quais passam as comunidades com a construção das usinas seriam minimizados. 

O líder do governo questionou a construção da “VILA” na localidade Mutum-Paraná, lembrando que o referido terreno pertence ao Estado e que desconhece qualquer tramitação de projeto de lei do executivo solicitando a doação do terreno à Assembléia Legislativa. Jidalias citou ainda o Artigo 264 da Constituição Estadual como prerrogativa da Assembléia para autorizar a destinação daquele terreno. 

O Deputado Tiziu questionou ainda a mudança do local da construção da Usina de Jirau. “A Assembléia autorizou a construção numa localidade e a construção está sendo feita noutra localidade, a quase 10 quilômetros adiante”. 

Tiziu se aliou às críticas dos representantes das comunidades locais. “Certamente, as empresas lucrarão muito e os poucos mais de R$ 160 milhões, que prometem aplicar aqui, não atenderão às necessidades da comunidade de Porto Velho e alguns municípios circunvizinhos que também estão sofrendo com os impactos dessa construção”. 

Ao final contestou os representantes das empresas do consorcio Energia Sustentável dizendo: “vocês dizem que vão gerar riquezas aqui em Rondônia mesmo depois da construção das usinas. Mas não é verdade. O que vai acontecer é que ao término das construções as empresas retornarão e aqui ficarão somente os impactos como desemprego, cidades cheias de favelas, violência, hospitais superlotados e caos no trânsito. Assim tem acontecido em outros estados e aqui não vai ser diferente”.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)