Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Demanda de energia elétrica no Brasil crescerá 9,4% em 2010


As projeções de demanda de energia elétrica para os próximos 10 anos indicam um forte crescimento do consumo de eletricidade a partir de 2010, amparado nas perspectivas de crescimento para a economia brasileira no mesmo período. O cenário consta da nota técnica “Projeção da demanda de energia elétrica para os próximos 10 anos”, divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta terça-feira (22/12).

As projeções de demanda de energia elétrica para o período 2009-2018 partiram de uma trajetória esperada de crescimento do PIB de 0,5% em 2009, 6,0% em 2010 e, daí em diante, 5,0% ao ano, em média, entre 2011 e 2018. “Nesse contexto de rápida retomada da economia brasileira, espera-se um forte crescimento do consumo de eletricidade, impulsionado pela recuperação da atividade industrial no país, pelas políticas de expansão de infraestrutura em andamento e pela continuidade do processo de melhoria da renda e da qualidade de vida da população”, diz o comunicado da EPE.

Assim, para o ano de 2010, o consumo total de eletricidade no Brasil é estimado pela EPE em 455,2 mil GWh, o que equivale a um crescimento de 9,4% em relação a 2009 – ano este fortemente impactado pelos efeitos conjunturais da crise. Estima-se que entre 2010 e 2018 o consumo total de eletricidade no Brasil cresça a uma taxa média de 5,2% ao ano, chegando a 681,7 mil GWh em 2018.

O estudo também aponta qual será a contribuição da da eficiência energética e da autoprodução no período. No caso da autoprodução – que se caracteriza pela geração própria de eletricidade a partir de instalações localizadas junto às unidades de consumo – a elevação alcança 8,4% ao ano, atingindo 74,4 mil GWh em 2018, de acordo com o levantamento da EPE.

Já as ações de eficiência energética permitirão economizar no período aproximadamente 3% do consumo de eletricidade, o que corresponde a cerca de 21 mil GWh, ou 2,4 mil MWmédios em 2018. 

Fonte: Jornal da Energia

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento