Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

CPI investigará porque tarifa de energia é tão alta no país


A Câmara dos Deputados instaurou na semana passada a Comissão Parlamentar de Inquérito da Agência Nacional de Energia Elétrica. A CPI foi criada para investigar a formação dos valores das tarifas de energia elétrica no Brasil e a atuação da Aneel na autorização dos reajustes tarifários a título de reequilíbrio econômico-financeiro. A comissão também quer esclarecer os motivos pelos quais a tarifa de energia no Brasil é maior do que em países do G7 - grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo.

O deputado Eduardo Fonte (PP-PE) foi eleito o presidente da CPI, enquanto o deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ) foi designado relator da comissão. De acordo com Fonte, nos últimos dez anos, as tarifas de energia quadruplicaram no país. O megawatt-hora custava R$ 60, em média, em 1995. Em 2006, já era vendido por R$ 230 e a previsão para os próximos anos, segundo o deputado, é desanimadora. "Até 2017, os custos de geração devem dobrar", comentou Fonte.

Para o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), integrante da comissão, existe um monopólio no fornecimento de energia. Segundo ele, não se pode fazer opção por outra fornecedora de energia em cada estado ou cidade e, quando há perda de um eletrodoméstico em função de problemas com o fornecimento, não há ressarcimento por parte da concessionária. Ele disse ainda que a tarifa brasileira é a terceira mais cara do mundo para residências e a oitava para as indústrias.

Agência Câmara e Canal Energia

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto