Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Consumo nacional de energia sobe 1% puxado pelo ACL


 
Houve aumento de 5,3% no mercado livre
contra uma retração de 0,3% no ACR

Da Agência CanalEnergia

O consumo nacional de energia elétrica subiu 1% na primeira quinzena de junho quando comparado com igual período em 2015. No total, foram consumidos 58.286 MW médios, segundo dados preliminares de medição coletados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e divulgados nesta sexta-feira, 17. Houve aumento de 5,3% no consumo do mercado livre graças à migração de novos consumidores, contra uma retração de 0,3% no mercado cativo.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (26,1%), manufaturados diversos (22%) e alimentícios (21,1%) registraram os maiores índices de aumento no consumo. Já os setores com queda no consumo foram os de extração de minerais metálicos (-22,6%), transporte (-5,1%) e telecomunicações (-2,1%).

Por sua vez, a produção de energia também apresentou crescimento de 1% na primeira quinzena do mês quando comparado com junho de 2015. Foram entregues 60.461 MW médios ao Sistema Interligado Nacional entre os dias 1º e 14 do mês. Segundo a CCEE, a produção das usinas hidráulicas, incluindo as PCHs, registrou incremento de 15,7% no período e a representatividade da fonte atingiu 75,3% sobre toda energia produzida no país, índice 9,5 pontos percentuais superior ao de 2015. No período, a geração eólica cresceu 30,6% e a produção das usinas térmicas foi 34,3% menor, impactada pela queda na geração das usinas a óleo (-67,9%) e bicombustível (-51,1%).

A CCEE estima que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia gerem, até a terceira semana de junho, o equivalente a 95,7% de suas garantias físicas, ou 47.955 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 93,9%.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto