Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Consumo de energia nas indústrias bateu recorde histórico em julho



 

Brasília - O consumo industrial de energia elétrica no Brasil bateu o recorde histórico no mês de julho, alcançando 15.915 gigawatts-hora (GWh). Isso equivale a uma demanda 13,7% superior a igual período em 2009. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o recorde anterior foi de 15.823 GWh , registrado em agosto de 2008.

Dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica relativa ao mês de julho de 2010, divulgados hoje (23) pela EPE, indicam que o total de energia consumida no país foi de 34.382 GWh no mês passado – uma alta de 8,4% frente ao mesmo período, em 2009.

A média de consumo nos primeiros sete meses do ano foi de 157,2 quilowatts-mês (kW-mês). De acordo com a EPE, esta é a maior média de consumo desde 2001, quando as residências apresentaram um consumo médio de 163 kW-mês.

As regiões Norte e Nordeste continuam apresentando forte expansão, ambas com taxa de crescimento de 13,9% no mês de julho, frente a julho de 2009. A EPE credita isso ao fato de as regiões terem sido as principais beneficiadas pelo aumento de renda, pelos programas sociais do governo federal e pelo aumento da posse de equipamentos eletrônicos.

Já o consumo comercial cresceu 4,5% na comparação com julho de 2009, chegando a 5.220 GWh. Apesar de ser a primeira vez que o crescimento mensal dessa categoria fica abaixo de 5%, a taxa acumulada até julho mostra um crescimento ainda expressivo, de 6,7%, e atinge diversos ramos, como veículos, motos, peças, móveis, eletroeletrônicos, informática e materiais de construção.

As regiões Norte e Nordeste também receberam destaque da EPE neste grupo, com taxas de crescimento de 9,8% e 9% respectivamente, motivados pelas condições favoráveis de crédito e peloincremento da massa salarial. De acordo com a EPE, isso acabou alavancando as atividades de comércio e serviços.

Pedro Peduzzi
Agência Brasil

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A