Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Consumo de energia elétrica no país cai 2,2% em maio, informa EPE


Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil  


O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 2,2% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 38.196 gigawatts-hora (GWh). No acumulado do ano, a queda no consumo foi 0,9%. Em 12 meses houve um pequeno crescimento do consumo de 0,2%, de acordo com dados divulgados hoje (1º), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O único setor que registrou aumento do consumo de energia em maio (0,5%) foi o de comércio e serviços, em função da expansão de 7,7% na Região Nordeste.
 

Já o consumo industrial teve retração de 4,2% em maio, em comparação a maio de 2014. Dos 36 setores industriais analisados, apenas oito tiveram aumento na demanda de energia. A maior queda (-13,7%) foi observada no setor automobilístico, como reflexo da redução de 25,3% na produção de automóveis apontada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O setor metalúrgico teve a segunda maior redução do consumo de energia elétrica, de 10,7%. As indústrias extrativa mineral e de papel e celulose apresentaram os consumos mais significativos do mês, 8,9% e 8,2%, respectivamente.
 

Segundo Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica da EPE no setor residencial também houve queda no consumo de energia de 2,5%, acompanhando a retração de 4,2% na Região Sudeste e de 4,5% no Sul para esses consumidores. A queda do poder aquisitivo das famílias, somada ao aumento das tarifas de eletricidade aplicado em todas as distribuidoras explicam o resultado registrado no mês, informou a EPE.
 

O consumo de energia elétrica em maio, por região, mostrou queda de 3,9% no Sudeste, devido ao enfraquecimento da atividade industrial. O consumo caiu, também, 1,3% no Norte; 0,9% no Sul e 0,4% no Centro-Oeste. A única região que apresentou aumento do consumo foi o Nordeste (0,3%).

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto