Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Consumidores poderão instalar pequenos geradores de energia e trocar eletricidade com distribuidoras




Sabrina Craide
Agência Brasil

 

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (17) o Sistema de Compensação de Energia, que permite que as distribuidoras usem a energia proveniente de pequenos geradores instalados nas próprias unidades consumidoras. A energia que não for usada pelo consumidor poderá ser transferida para a rede da distribuidora local. Essa troca só vale para geradores que utilizam fontes incentivadas de energia, como hídrica, solar, eólica e de biomassa, e inclui microgeração (até 100 quilowatts de potência) e minigeração (de 100 quilowatts a 1 megawatt).
 

Pelo sistema, essa troca de eletricidade vai gerar um crédito que poderá ser usado para reduzir o valor da conta de luz dos meses seguintes. Os créditos poderão ser usados em até 36 meses e as informações constarão da fatura do consumidor, para que ele tenha o controle do saldo da energia que está sendo compensada.
 

O custo inicial de adequação do sistema de medição necessário para a compensação será de responsabilidade do consumidor, mas, depois da adaptação, a distribuidora terá que manter os equipamentos e arcar com os custos de eventual substituição. As distribuidoras terão até 240 dias para elaborar ou revisar normas técnicas para permitir o acesso dos pequenos geradores à rede de distribuição.
 

Segundo a Aneel, a geração de energia elétrica próxima ao local de consumo ou na própria unidade consumidora pode trazer vantagens sobre a geração centralizada tradicional, com economia dos investimentos em transmissão, redução das perdas na rede e melhoria da qualidade do serviço. Como a regra é direcionada a fontes renováveis de energia, a agência espera oferecer melhores condições para o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro, com aproveitamento adequado dos recursos naturais e utilização eficiente das redes elétricas.
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto