Terça-feira, 5 de julho de 2011 - 20h05
O governador Confúcio Moura acompanhou a presidente Dilma Roussef nesta terça-feira (5) na solenidade que deu início ao desvio das águas do rio Madeira na usina de Santo Antônio, em Porto Velho.
A cerimônia foi marcada pela homenagem prestada por alunos do projeto Acreditar Júnior à presidente e pelos discursos que ressaltaram de forma unânime a importância do empreendimento para Rondônia e para o país.
As autoridades que fizeram uso da palavra foram o Roberto Sobrinho, o presidente da Santo Antônio Energia Eduardo Melo, o Ministro das Minas e Energia Edson Lobão, o governador Confúcio Moura e a presidente Dilma Rousseff.
O presidente da Santo Antônio Energia destacou que os principais compromissos do empreendimento são com a sustentabilidade e com a qualificação dos trabalhadores, citando o projeto Acreditar.
O ministro Lobão ressaltou a preocupação com as questões ambientais, citando os investimentos em compensações sócio-ambientais e infra-estrutura, que chegam a 1 bilhão e 300 milhões de reais. “Isso sem falar nos 84 milhões ao ano em royalties que serão proporcionados ao Estado e ao município de Porto Velho”.
O governador Confúcio Moura, além de ressaltar a importância da geração de energia para o país, foi além e convocou a presidente Dilma a colaborar para que Rondônia use torne uma referência na região amazônica e no país”.
Moura disse que Rondônia “tem muito mais energia a oferecer ao Brasil, seja através dos nossos rios, do gasoduto e outras fontes. Rondônia é um estado diferente, com múltiplas vocações”.
E acrescentou: “convoco a presidente Dilma a ser parceira de Rondônia, nos ajudar num grande programa inovador. Rondônia quer ser diferente. Rondônia quer ter educação integral, ter qualificação para seus trabalhadores, ter uma saúde exemplar e quer explorar de forma sustentável todas as suas potencialidades. Não queremos simplesmente doações do governo federal. A nossa proposta é de uma parceria efetiva para tornar Rondônia uma referência nacional”.
Dilma Roussef agradeceu as palavras do governador Confúcio Moura e colocou a sua gestão à disposição de Rondônia. Ao final, destacou os inúmeros investimentos federais em Rondônia dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Antes da cerimônia a presidente Dilma acionou a abertura da comporta, ato simbólico para o desvio do rio.
O empreendimento
Esta etapa acontece 35 meses após o início das obras. A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e futura operação da usina hidrelétrica estima que ainda em dezembro deste ano a primeira das 44 turbinas bulbo entra em operação
O desvio do rio é uma etapa de obra prevista em projeto hidrelétrico para possibilitar a sequência construtiva e assim implementar as estruturas no leito do rio.
O desvio planejado na UHE Santo Antônio é o denominado “convencional”, isto é, as águas que correm pelo seu leito normal são direcionadas para uma estrutura denominada Vertedouro. Isto é possível ser executado somente no período de estiagem do ano, quando as vazões são menores, não havendo nenhuma alteração do nível normal do rio.
Adiante apresentaremos a metodologia conceitual de como ocorrerá esse evento na Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Características técnicas
- Localização: Porto Velho (RO)
- Tipo de usina: fio d’àgua
- Potência instalada: 3.150,5 MW
- Queda bruta: 13,9m
- Número de turbinas: 44
- Tipo de turbina: bulbo
- Número de comportas: 18
UHE Santo Antônio em numeros
- A energia electrica produzida anualmente equivalerá a 4,3% do total gerado no país em 2007
- A quantidade de ferro usada na construção da usina – 138 mil toneladas – daria para construer 18 torres Eiffel
- A construção da UHE Santo Antônio consumirá 800 mil toneladas de cimento, o equivalente a 16 milhões de sacos de 50 kg. Com essa quantidade de cimento daria para erguer 37 estádios do tamanho do Maracanã
Fonte: Decom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A