Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Confúcio participa de solenidade e propõe pacto à presidente



O governador Confúcio Moura acompanhou a presidente Dilma Roussef nesta terça-feira (5) na solenidade que deu início ao desvio das águas do rio Madeira na usina de Santo Antônio, em Porto Velho.
 

A cerimônia foi marcada pela homenagem prestada por alunos do projeto Acreditar Júnior à presidente e pelos discursos que ressaltaram de forma unânime a importância do empreendimento para Rondônia e para o país.
 

As autoridades que fizeram uso da palavra foram o Roberto Sobrinho, o presidente da Santo Antônio Energia Eduardo Melo, o Ministro das Minas e Energia Edson Lobão, o governador Confúcio Moura e a presidente Dilma Rousseff.
 

O presidente da Santo Antônio Energia destacou que os principais compromissos do empreendimento são com a sustentabilidade e com a qualificação dos trabalhadores, citando o projeto Acreditar.
 

O ministro Lobão ressaltou a preocupação com as questões ambientais, citando os investimentos em compensações sócio-ambientais e infra-estrutura, que chegam a 1 bilhão e 300 milhões de reais. “Isso sem falar nos 84 milhões ao ano em royalties que serão proporcionados ao Estado e ao município de Porto Velho”.
 

O governador Confúcio Moura, além de ressaltar a importância da geração de energia para o país, foi além e convocou a presidente Dilma a colaborar para que Rondônia use torne uma referência na região amazônica e no país”.
 

Moura disse que Rondônia “tem muito mais energia a oferecer ao Brasil, seja através dos nossos rios, do gasoduto e outras fontes. Rondônia é um estado diferente, com múltiplas vocações”.
 

E acrescentou: “convoco a presidente Dilma a ser parceira de Rondônia, nos ajudar num grande programa inovador. Rondônia quer ser diferente. Rondônia quer ter educação integral, ter qualificação para seus trabalhadores, ter uma saúde exemplar e quer explorar de forma sustentável todas as suas potencialidades. Não queremos simplesmente doações do governo federal. A nossa proposta é de uma parceria efetiva para tornar Rondônia uma referência nacional”.
 

Dilma Roussef agradeceu as palavras do governador Confúcio Moura e colocou a sua gestão à disposição de Rondônia. Ao final, destacou os inúmeros investimentos federais em Rondônia dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
 

Antes da cerimônia a presidente Dilma acionou a abertura da comporta, ato simbólico para o desvio do rio.

 

O empreendimento
 

Esta etapa acontece 35 meses após o início das obras. A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e futura operação da usina hidrelétrica estima que ainda em dezembro deste ano a primeira das 44 turbinas bulbo entra em operação
 

O desvio do rio é uma etapa de obra prevista em projeto hidrelétrico para possibilitar a sequência construtiva e assim implementar as estruturas no leito do rio.
 

O desvio planejado na UHE Santo Antônio é o denominado “convencional”, isto é, as águas que correm pelo seu leito normal são direcionadas para uma estrutura denominada Vertedouro. Isto é possível ser executado somente no período de estiagem do ano, quando as vazões são menores, não havendo nenhuma alteração do nível normal do rio.
 

Adiante apresentaremos a metodologia conceitual de como ocorrerá esse evento na Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

Características técnicas

- Localização: Porto Velho (RO)

- Tipo de usina: fio d’àgua

- Potência instalada: 3.150,5 MW

- Queda bruta: 13,9m

- Número de turbinas: 44

- Tipo de turbina: bulbo

- Número de comportas: 18

UHE Santo Antônio em numeros
 

- A energia electrica produzida anualmente equivalerá a 4,3% do total gerado no país em 2007
 

- A quantidade de ferro usada na construção da usina – 138 mil toneladas – daria para construer 18 torres Eiffel
 

- A construção da UHE Santo Antônio consumirá 800 mil toneladas de cimento, o equivalente a 16 milhões de sacos de 50 kg. Com essa quantidade de cimento daria para erguer 37 estádios do tamanho do Maracanã
 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)