Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comunidades indígenas Karipuna e Karitiana são beneficiadas com equipamentos


 
Iniciativa é importante para ajudar os indígenas nas atividades cotidianas das associações

O programa “Santo Antônio Energia e Você” que vai ao ar neste sábado, 23/10, e é veiculado diariamente pela Rádio Caiari AM (1430 KHZ e 4785 KHZ), destaca o compromisso da concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio com duas comunidades indígenas que vivem na região de influência da UHE Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia.

Este mês, a empresa entregou para os Karitiana e Karipuna móveis de escritório, computadores, impressoras, laptops, máquinas fotográficas, aparelhos de som e vídeo, além de dois automóveis zero quilômetro. A Santo Antônio Energia também beneficiou as comunidades com a substituição de veículos que já eram de propriedade de ambas, mas estavam em um estado não adequado para uso. Esse apoio está previsto nos Termos de Cooperação assinados pela Santo Antônio Energia e pelos indígenas entre maio e junho deste ano.

Essas são ações prévias do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas descrito no Projeto Básico Ambiental (PBA) da usina. Esse Programa tem quatro linhas de ação: Proteção e Vigilância das Terras Indígenas; Saúde; Preservação da Cultura e Melhoria das Condições de Educação e Atividades Produtivas e Geração de Renda. “Para atuar nessas linhas, identificamos, junto com as comunidades indígenas, a necessidade de implementar algumas ações prévias, que foram o foco desses Termos de Cooperação”, afirma o economista e gerente de Sustentabilidade da concessionária, Ricardo Márcio Martins Alves.

A partir da implementação desses Termos de Cooperação, parte-se para a realização das ações previstas no Programa. Para isso, é preciso firmar um Termo de Convênio envolvendo a Santo Antônio Energia e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Esses Termos já estão prontos, aguardando a assinatura da Presidência da Funai. “Tão logo isso ocorra, as quatro linhas previstas pelo Programa serão iniciadas, a partir das ações emergenciais”, complementa Ricardo.

Ainda de acordo com o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas, também está prevista a construção ou reforma de postos de saúde e escolas nas duas aldeias. Nos limites da tribo Karitiana, inclusive, já foi ampliado um posto de saúde e construída uma escola, além de dois alojamentos para armazenamento de equipamentos de saúde e educação. As obras na aldeia Karipuna serão iniciadas em breve.

Programa “Santo Antônio Energia e você”

Grade de horário

· Segunda a Sexta

06h15 às 06h20

15h às 15h05

20h às 20h05

· Sábado

18h às 18h05

· Domingo

7h55 às 8h

19h30 às 19h35


 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A