Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão do Senado aprova venda de energia não usada por grandes consumidores


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) decidiu hoje (9) que os consumidores livres podem revender a energia que compraram antes do período de crise e que não foi usada. São indústrias, shopping centeres e outros grandes consumidores de energia elétrica que compraram diretamente dos produtores, sem passar pelas distribuidoras, porque estavam embalados pelo bom momento da economia brasileira.

Com a crise de 2008 e 2009, a atividade econômica caiu, diminuindo também o consumo desses compradores. Agora eles podem ser autorizados a vender, temporária e eventualmente, a energia não consumida sem passar por leilões.

“Devido ao perfil da economia brasileira, que não é constantemente tranquila, e passa por altos e baixos, esses consumidores precisam ser autorizados a vender esse excedente de energia. Porque eles se comprometeram a consumir, mas por razões alheias à vontade deles, por causa de uma crise, não conseguiram cumprir isso”, avaliou o relator na CAE, senador Roberto Cavalcante, que deu parecer favorável à venda direta da energia.

Desde 1998 uma lei já permite esse tipo de negociação com auto-produtores – grandes consumidores que produzem a própria energia e vendem o excedente no mercado livre. A matéria seguirá ainda para a Comissão de Infra-estrutura do Senado, onde terá caráter terminativo, e para a Câmara dos Deputados para ser apreciada. 

Mariana Jungmann / Agência Brasil

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto