Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ciclo do Conhecimento promove palestra de sucesso com Lars Grael


 

Ciclo do Conhecimento promove palestra de sucesso com Lars Grael - Gente de Opinião



O Consórcio Construtor Santo Antônio realizou na noite da última quinta-feira, dia 16, mais uma palestra de sucesso do Ciclo do Conhecimento. Na ocasião, o iatista, medalhista olímpico e dirigente esportivo Lars Grael ministrou ao público acadêmico de Rondônia uma palestra sobre superação. Aplaudido de pé pelo público que lotou o auditório da Faculdade São Lucas, onde o evento foi realizado, ele compartilhou experiências, desafios e falou de sua garra para seguir em frente após o acidente de 1998 que quase tirou sua vida e o deixou sem uma perna.

Neto de um dinamarquês que foi um dos precursores da vela no Brasil, Lars Grael começou ainda criança a se interessar pelo esporte. Aos 10 anos participou das competições dos jogos estudantis do Brasil. Mais tarde, ao lado do irmão Torben, começou a conquistar os primeiros títulos de expressão como o Bicampeonato Brasileiro e o Campeonato Mundial. Depois vieram as medalhas olímpicas de bronze em Seul e Atlanta (1988 e 1996, respectivamente).

Porém, em 1998, aos 34 anos, sua vida mudou radicalmente quando, durante a participação em uma regata em Vitória (E.S), uma lancha invadiu a área da competição batendo em seu barco e provocando a amputação de sua perna direita. “Ainda no mar, quando eu vi a água cheia de sangue e percebi que não tinha mais a minha perna, questionei porque aquilo estava acontecendo comigo e indaguei o que eu tinha feito para merecer isso”, desabafou durante a palestra.

Mas as correntes de solidariedade e os exemplos de superação de outras pessoas, e até mesmo de atletas que passaram por problema semelhante, lhe deram ânimo e coragem. “Nossos limites são impostos por nós mesmos e essas pessoas me provaram que valia a pena continuar”, salientou. Apenas seis meses depois do acidente Lars retornou às competições. Ele também passou a integrar os quadros de dirigentes do Instituto de Desenvolvimento do Desporto, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, e fundou o projeto social Grael. “Todos devem tentar realizar seus sonhos de vida, independentemente dele ser difícil ou não ser rentável. As pessoas devem ter força de vontade e lutar para fazerem diferença por um Brasil melhor”, frisou.

 
 

Ciclo do Conhecimento promove palestra de sucesso com Lars Grael - Gente de Opinião


 

Após a palestra, o convidado respondeu perguntas dos acadêmicos. Todos participaram de um debate com o diretor de contrato da Odebrecht Montagem, Miguel Senna, o professor de História, Ética e Cidadania do Programa Acreditar, Carlos André, e o coordenador de extensão da Faculdade São Lucas, Ricardo Pianta.

O diretor de contrato da Odebrecht Montagem, Miguel Senna, que trabalha na Odebrecht há 18 anos, revelou sua admiração pelo iatista e falou sobre os desafios que precisam ser superados diariamente, seja no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos. Ele lembrou o surgimento da Organização Odebrecht, há 66 anos em Salvador (BA), e o crescimento da pequena empresa familiar nordestina que ultrapassou fronteiras e se tornou a maior construtora brasileira. O professor do Programa Acreditar, Carlos André, surpreendeu a todos contando sua história de vida, da infância humilde à tragédia que viveu com a morte da esposa e do filho de três anos em um acidente de ônibus. Também um exemplo de superação, Carlos André se casou novamente e tem uma linda filha. “Quando perdemos alguém, sentimos muita dor e, se não fossem os amigos e parentes, não seria possível superar essa situação. Jamais esqueci minha dignidade, sempre tive objetivos, fé e vontade de vencer”, declarou.


Ciclo do Conhecimento

O Ciclo do Conhecimento foi criado pelo Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA) em 2009 com o objetivo de promover uma série de palestras gratuitas para a comunidade acadêmica rondoniense. Os eventos contam sempre com a presença de palestrantes nacionalmente conhecidos. Com a iniciativa, o CCSA promove a participação acadêmica em debates qualificados, proporciona espaço para networking entre alunos, professores e especialistas, e ainda discute sobre a importância da região Norte e sua integração com o restante do país.



Fonte: Carla Nascentes

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A