Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Chávez prorroga por 60 dias estado de emergência no setor energético


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prorrogou por mais 60 dias a vigência do decreto que determina o estado de estado de emergência no setor de energia no país. A decisão ocorre no momento em que os venezuelanos enfrentam uma grave crise energética acentuada no final do ano passado. Houve racionamentos e medidas de contenção nos setores públicos e privados. As informações são da Agência Bolivariana de Notícias.

O estado de emergência no país foi decretado em 8 de fevereiro. Chávez também acelerou a transferência de fundos para a construção de usinas. No total, serão investidos US$ 5 bilhões de dólares com o objetivo de geral 4 mil megawatts de energia elétrica ainda este ano.

O presidente disse que o sistema elétrico nacional deve iniciar um processo de estabilização e posteriormente de recuperação do setor.

Em dezembro de 2009, Chávez foi à televisão informar sobre as dificuldades no setor de energia e água por causa da falta de chuva. Houve redução dos níveis da água na barragem Guri. Nessa barragem, está o complexo que produz 70% da eletricidade na Venezuela.

Com uma economia baseada no petróleo e derivados, o governo da Venezuela avalia que é mais viável importar algumas mercadorias do que produzir baseado no déficit na oferta de alimentos e de outros bens e serviços.

Só na relação com o Brasil, o governo Chávez tem um saldo de mais de US$ 3 milhões – favoráveis aos brasileiros. Mas com a redução do preço do barril de petróleo no mercado, a política econômica adotada por Chávez ficou fragilizada. 

Renata Giraldi / Agência Brasil

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron