Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 - 18h38
Na próxima terça-feira (22), a Ceron vai sortear mais de 3 mil geladeiras novas e eficientes a cerca de 61.833 consumidores de baixa renda. O sorteio acontecerá na Praça Aluízio Ferreira, no centro de Porto Velho, a partir das 10 horas. 
O sorteio será acompanhado por um auditor independente contratado pela Ceron e todos os procedimentos serão públicos, com ampla divulgação no website da Ceron (http://www.ceron.com.br) e nas Lojas de Serviços onde houver cliente sorteado. 
Os clientes selecionados para participar do sorteio são todos da categoria baixa renda, com consumo máximo até 220 kW/h ao mês, com ligação monofásica e que estejam adimplentes com a Ceron. Após o sorteio, uma empresa contratada fará a fiscalização em todas as residências. O consumidor que estiver praticando fraude não receberá a geladeira, que será sorteada a outro cliente. 
As mais de 3 mil geladeiras que serão sorteadas são novas, com capacidade para 261 litros, e são certificadas com o selo A de eficiência energética do Procel. Todas as geladeiras serão substituídas pelos refrigeradores antigos recolhidos, os quais serão totalmente destruídos e enviados para reciclagem. 
Segundo a gerente de Eficientização Energética da Ceron, Maria Helena Schaedler, enquanto um refrigerador novo e eficiente consome 24 kW/h ao mês, uma geladeira antiga, dependendo de seu estado de conservação, chega a consumir até 100 kW/h ao mês. 
O projeto de substituição de geladeira antiga e ineficiente por geladeira nova e certificada pelo Procel atende à Lei Federal nº 9.991/2000 e à Resolução da ANEEL 300/2008. Segundo a legislação federal, as concessionárias de energia elétrica devem investir 0,5% de sua renda líquida em programas de eficientização energética, sendo que a metade desse valor deve ser aplicado em ações e projetos voltados para a população de baixa renda. 
A Ceron está investindo R$ 2,8 milhões nesse projeto. Até o início de 2011 a empresa pretende aplicar mais de R$ 8 milhões em programas de eficientização energética, beneficiando a população de baixo poder aquisitivo. 
Fonte: Erica Bianco 
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)