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Ceron inova com Terminal de Auto Serviço


A partir de 2010, novos terminais serão disponibilizados em todo o Estado, para impressão de 2ª via de fatura, histórico de consumo e demais funcionalidades

Desde o dia 23 de novembro está em fase de testes um novo serviço que irá proporcionar facilidades ao cliente da Ceron. Trata-se do Terminal de Auto Serviço – TAS, um conjunto de equipamentos que funciona com programas de computador criados especificamente para que cada tarefa desempenhada nele seja feita pelo próprio cliente e de forma rápida e fácil.

Jorge Lencini, um dos participantes do projeto (criado por um grupo de trabalho da Unidade de Negócios Norte da Ceron), esclarece que, no momento, o TAS desempenha apenas uma única e importante tarefa, que é a consulta de faturas em aberto e emissão de segunda via para clientes do Grupo B (baixa tensão). O terminal está disponível para testes em Porto Velho, na Loja de Serviços da Av. Sete de Setembro, Centro.

Com o TAS, o cliente efetua o próprio atendimento, poupando o tempo que ficaria em filas no atendimento convencional da empresa. Para isso, basta que ele insira, pela tela do monitor sensível ao toque, o código conhecido como UC (unidade consumidora), que vem impresso no canto superior direito de todas as faturas de energia de baixa tensão e o sistema consulta e exibe uma lista com as faturas que o cliente possui em aberto.

Com a lista na tela, o cliente só precisa tocar na fatura que deseja imprimir e a segunda via referente é impressa na hora pelo próprio terminal, de forma similar ao que ocorre na impressão de um extrato bancário nos caixas eletrônicos. Não será cobrada nenhuma tarifa do cliente pelo atendimento pelo TAS, que oferecerá serviços totalmente gratuitos. O grande objetivo do terminal de auto-serviço é proporcionar rapidez e facilidades ao cliente Ceron.

Lencini explica também que, além da emissão de segunda via de conta, o Projeto TAS prevê a criação de terminais para que o cliente possa efetuar mais de dez tipos de serviços diferentes, como consultas em geral, histórico de consumo, emissão de comprovante de pagamento etc.

Os critérios de quantidade e tipo de terminais que serão instalados fazem parte de um projeto de implantação, que leva em consideração fatores como categoria e número de serviços executados em cada agência da Ceron. Dar acesso a serviços da Ceron em localidades onde não há agências também é outro critério em análise. A previsão é de que a instalação de novos terminais deverá ocorrer no início de 2010, seguindo critérios de demanda, análise caso a caso e os devidos processos de licitação. O uso do terminal prevê sua instalação em locais fora das Lojas da Ceron, em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, shopping cidadão, Shopping Center etc.

Quanto à viabilidade do projeto, Jorge Lencini destaca que o Terminal TAS número 1 da Ceron entrou em funcionamento em caráter de teste para os clientes no dia 23 de novembro de 2009, uma segunda-feira, quando foram emitidas 222 segundas vias de fatura de energia. No dia seguinte, foram emitidas 275 faturas. “Isso significa que uma margem de no mínimo 25% dos clientes que normalmente enfrentariam a fila do atendimento, puderam se auto atender em ciclos de operação geralmente inferiores a 60 segundos”, disse Lencini. Os mesmos atendimentos antes levavam uma média de vinte e dois minutos apenas de espera, sem contar mais quatro minutos e meio para o atendimento propriamente dito.

Até o momento, a Ceron investiu apenas na compra de equipamentos (um monitor sensível ao toque e uma impressora térmica) para testes e desenvolvimento, além do terminal em uso completo. Os equipamentos de desenvolvimento e o terminal físico custaram R$ 12.240,00 à empresa, frete e impostos já inclusos. O que demonstra que o projeto, além de inovador, poderá no futuro reduzir sensivelmente as despesas correntes da empresa com estrutura de atendimento ao cliente.

Dependendo dos equipamentos que o terminal possua, seu custo de equipamentos pode variar entre oito e quinze mil reais. Em termos de custos fixos, cada emissão de segunda via, por exemplo, custa menos de dois centavos e o equipamento utiliza a rede local da empresa. Em locais remotos, a Ceron terá despesas com link de comunicação e se necessário, locação de um pequeno espaço, o que poderá ser suprido também por parcerias com o Poder Público. A Ceron espera que o cliente ganhe em tempo e comodidade, ao passo em que melhore sua percepção da empresa, como uma Ceron com maior eficiência e modernidade.

O terminal de auto-serviço, cujo programa foi 100% desenvolvido pela Ceron, será implantando também nas outras cinco empresas de distribuição do Sistema Eletrobrás: Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia (RR) Ceal (AL), Cepisa (PI) e Eletroacre (AC).

Fonte: Erica Bianco 

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