Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ceron apresenta resultados de Pesquisa e Desenvolvimento


A Ceron está realizando na quinta-feira (15) o workshop dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desenvolvidos pela empresa no terceiro ciclo de estudos. O workshop, que encerra os projetos iniciados em 2006, tem início às 8h30, no auditório da Sede Administrativa da Ceron, na Av. dos Imigrantes, em Porto Velho. A Ceron investiu nesse ciclo R$ 1,5 milhão.

Os trabalhos abrangem cinco áreas de pesquisa: Melhoria da Qualidade da Energia da Ceron e Melhoria das Condições Operativas; Desenvolvimento de Metodologias e Dispositivos de Proteção de Transformadores de Distribuição para Minimização de Queimas por Descarga Atmosférica; Avaliação do Desempenho Técnico e Operacional da Tecnologia “Pára Raio Energizado” no Estado de Rondônia; Projeto de Desenvolvimento de Metodologias para Diagnóstico e Recuperação de Áreas Impactadas por Derramamento de Óleo Combustível.

Os projetos foram desenvolvidos pela Fundação Universidade Federal De Itajubá – Unifei, de Minas Gerais; pelo Centro de Gestão e de Tecnologia e Inovação – CGTI; pela Fundação Universidade de São Paulo; e pelo Instituto João Neórico da Faculdade de Ciências Exatas, Humanas e Letras de Rondônia – FARO.

O desenvolvimento de projetos na área de P&D é regulado pela Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, que regula os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica.

Pela legislação federal, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica ficam obrigadas a aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,75% de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico.

Erica Bianco

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)