Segunda-feira, 30 de novembro de 2009 - 10h43
No último dia 26 foi colocada, no canteiro de obras da UHE Santo Antônio, a terceira virola do Tubo de Sucção da UHE Santo Antônio. A montagem do Tubo de Sucção da Unidade Geradora 1 teve início no último dia 18 com o posicionamento das virolas 1 e 2 nas estruturas de concreto da Casa de Força da Margem Direita. O Tubo de Sucção tem o formato de um cone metálico invertido com o diâmetro variando entre 7 e 10 metros e comprimento de 10 metros. A Unidade Geradora 1 é formada por quatro virolas metálicas soldadas entre si, que pesam, aproximadamente, 35 toneladas. A finalidade do conjunto é reconduzir, de forma ordenada, a água que passa pela turbina (600m3/s) de volta ao rio. Na sequência será lançada e soldada a quarta virola e depois será feita a concretagem. A conclusão da montagem do Tubo de Sucção na Casa de Força da margem direita dentro do cronograma libera a continuidade da concretagem das outras estruturas da Casa de Força e visa alcançar as metas contratuais estabelecidas para a conclusão das obras.
Usina Hidrelétrica Santo Antônio
Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A