Sábado, 27 de março de 2010 - 10h13
Com o tema “Água, saber usar para não faltar”, a construtora Camargo Corrêa, responsável, pelas obras civis da Usina Hidrelétrica Jirau, promoveu na manhã de ontem sexta-feira, 26/03, o I Workshop da Água. O evento fechou a semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, onde foram realizadas sensibilizações internas e externas com dicas de como economizar esse líquido precioso.
O I Workshop foi realizado no Centro Integrado de Educação Ambiental (CIEA) da UHE Jirau e contou com a participação dos representantes da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da obra, da Leme Engenharia, fiscal do empreendimento, da Tractebel Engineering Suez, da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do IBAMA.
Na cerimônia de abertura, o gerente Executivo da Camargo Corrêa, Hidário Martins destacou a importância dos trabalhos realizados no canteiro de obras, durante a semana em comemoração ao Dia Mundial da Água. “A construtora, focada neste tema, exige de todos os seus profissionais, a boa utilização do recurso hídrico, que é muito abundante no Estado. Afinal, este é o motivo pelo qual estamos aqui, na construção deste grande empreendimento. Hoje, temos a participação de diversos órgãos que também têm a preocupação com os recursos hídricos e com o desenvolvimento sustentável. Agradeço a todos pelo apoio”, declarou Hidário.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Camargo Corrêa, Alvanir José de Souza, o foco principal do evento é a integração entre os órgãos municipais, estaduais e federais desenvolvendo ações junto aos profissionais, com o foco na preocupação e a preservação ambiental. “É de grande valia a promoção de eventos que transmitem conhecimento a comunidade e aos profissionais, sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. A intenção da empresa é que possamos construir uma grande obra com o menor impacto possível, incluindo todos os requisitos legais de legislação. E tudo isso só pode ser feito por meio da educação ambiental, que é o pilar desse desenvolvimento”, destacou.
As atividades do workshop iniciaram com a palestra sobre “Tratamento de Água”, proferida pelo engenheiro químico da Camargo Corrêa, Danilo Scarpari. Em seguida, o coordenador de Vigilância em Saúde da construtora, Anderson Cougo Soares falou sobre as “Doenças de Veiculação Hídrica”. Dando continuidade as apresentações, o coordenador do Meio Físico da Sedam, José Trajano explanou sobre “Os instrumentos de Gestão-Outorga”. Em seguida, os participantes realizaram um debate.
Na oportunidade, o gerente de obras da Leme Engenharia, Henrique Haroldo disse que considera fundamental a promoção de eventos que abordam tema sobre a Água, o recurso natural que move o mundo e a vida. “Estamos realizando a implantação deste empreendimento com objetivo também de preservar o meio ambiente com todo respeito que deve ser dado. Esta é a visão, que move o nosso trabalho”, enfatizou.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Iracy Vanderley, a Secretaria tem buscado participar de eventos que promovem a educação ambiental. “É muito importante saber que as instituições e empresas estão preocupadas com este assunto. O processo de sensibilização é construído passo a passo, por meio de ações como esta. E isso é necessário para que tenhamos uma educação ambiental fundamentada”, concluiu Iracy.
O gerente de Meio Ambiente da Energia Sustentável do Brasil, Jairo Guerreiro parabenizou a iniciativa construtora. “Considero de extrema importância a realização deste evento, pois demonstra a preocupação que a construtora, assim como a ESBR tem em preservar a natureza. Estamos empenhados em desenvolver projetos de pesquisa que visam conservar o meio ambiente na região”, informou.
Valdemiro Aquino, técnico do IBAMA destacou a importância dos recursos hídricos para o Estado de Rondônia. “O IBAMA fica muito contente por ser lembrado em eventos como esse para fazer com que a sociedade se conscientize quanto ao uso racional da água, bem como o seu potencial para a geração de energia. É com esse pensamento que estamos aqui, para somar esforços com resultados melhores possíveis”, disse.
No término do I Workshop, os profissionais de Meio Ambiente da Camargo Corrêa distribuíram brindes de participação aos convidados.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A