Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

BIOSFERA DA UNESCO DESMATADA POR FAZENDEIROS BRASILEIROS



A Reserva da Biosfera da UNESCO, habitada por uma tribo isolada, esta sendo desmatada por fazendeiros brasileiros a um ritmo devastador. 

Um representante do governo e dois parentes do grupo isolado têm tentado entrar na região, mas são barrados por empregados da companhia dos fazendeiros, Yaguareté Porã SA.

A reserva, na região do Chaco, no Paraguai, é o lar da única tribo isolada na América do Sul fora da Amazônia, os Ayoreo-Totobiegosode.

A reserva está sendo destruída, apesar do objetivo da UNESCO para proteger os Ayoreo-Totobiegosode, incluindo "a recuperação, legalização e devolução de terras a estes povos nativos. . . (Ela) ajuda a proteger a terra das comunidades indígenas locais e identidade cultural. "

A reserva também visa proteger ‘espécies icônicas’, como a onça-pintada - uma ironia, uma vez que a tradução em português e espanhol dessa palavra, yaguaretê, é o nome da empresa que esta desmatando a reserva.

Fotos de satélite mostram que milhares de hectares da reserva foram desmatados, apesar da Yaguaretê Porã ter a sua licença para trabalhar lá cancelada pelo governo.

A Reserva da Biosfera do Chaco foi criada em 2005. O objetivo geral destas reservas, criadas pelo ‘Programa Biosfera’ da UNESCO, é a de ‘inovar e demonstrar métodos de conservação e desenvolvimento sustentável’.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, 'A terra dos Totobiegosode está sendo destruída enquanto falamos. Dado que a sua terra esta localizada dentro de uma Reserva da Biosfera da UNESCO, esperamos que a UNESCO desempenhe um papel para por um fim a esta destruição e pressione o reconhecimento de seus direitos à terra.’

Leia sobre esta historia na página Survival na internet (em espanhol): http://www.survival.es/noticias/5285

Fonte: Survival 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A