Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

BIOSFERA DA UNESCO DESMATADA POR FAZENDEIROS BRASILEIROS



A Reserva da Biosfera da UNESCO, habitada por uma tribo isolada, esta sendo desmatada por fazendeiros brasileiros a um ritmo devastador. 

Um representante do governo e dois parentes do grupo isolado têm tentado entrar na região, mas são barrados por empregados da companhia dos fazendeiros, Yaguareté Porã SA.

A reserva, na região do Chaco, no Paraguai, é o lar da única tribo isolada na América do Sul fora da Amazônia, os Ayoreo-Totobiegosode.

A reserva está sendo destruída, apesar do objetivo da UNESCO para proteger os Ayoreo-Totobiegosode, incluindo "a recuperação, legalização e devolução de terras a estes povos nativos. . . (Ela) ajuda a proteger a terra das comunidades indígenas locais e identidade cultural. "

A reserva também visa proteger ‘espécies icônicas’, como a onça-pintada - uma ironia, uma vez que a tradução em português e espanhol dessa palavra, yaguaretê, é o nome da empresa que esta desmatando a reserva.

Fotos de satélite mostram que milhares de hectares da reserva foram desmatados, apesar da Yaguaretê Porã ter a sua licença para trabalhar lá cancelada pelo governo.

A Reserva da Biosfera do Chaco foi criada em 2005. O objetivo geral destas reservas, criadas pelo ‘Programa Biosfera’ da UNESCO, é a de ‘inovar e demonstrar métodos de conservação e desenvolvimento sustentável’.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, 'A terra dos Totobiegosode está sendo destruída enquanto falamos. Dado que a sua terra esta localizada dentro de uma Reserva da Biosfera da UNESCO, esperamos que a UNESCO desempenhe um papel para por um fim a esta destruição e pressione o reconhecimento de seus direitos à terra.’

Leia sobre esta historia na página Survival na internet (em espanhol): http://www.survival.es/noticias/5285

Fonte: Survival 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto