Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Audiência para debater impacto da abertura das comportas de Santo Antônio é adiada




A audiência pública programada para esta quinta-feira (08), para discutir os impactos ambientais e sociais causados pela abertura das comportas da usina hidrelétrica de Santo Antônio, foi adiada para o próximo dia 28 do corrente.
 

O foco da audiência pública será a discussão do caos social e ambiental sofrido pelos moradores no distrito de Jacy-Paraná. A audiência vai reunir representantes da comunidade, da sociedade civil organizada, autoridades públicas e privadas.
 

A audiência foi proposta pelos deputados estaduais Hermínio Coelho (PSD), presidente em exercício da Assembleia e pelo vice-presidente, Maurão de Carvalho (PP). “A comunidade de Jacy está abandonada e não pode continuar sem uma resposta dos poderes públicos para suas demandas”, disse Hermínio.
 

Serão convidados o governador Confúcio Moura (PMDB), o prefeito da capital Roberto Sobrinho (PT), senadores, deputados federais e estaduais, lideranças comunitárias, além dos representantes do IBAMA, Incra, Sedam, Ministério Público, representantes da usina de Santo Antônio e do Instituto Chico Mendes.
 

De acordo com Maurão de Carvalho, com a chegada do inverno Amazônico e o funcionamento das primeiras turbinas, centenas de moradores do distrito de Jacy reclamam constantemente da falta de serviços de atendimentos médicos e hospitalar, de água potável, dos alagamentos em área urbana, da contaminação dos rios, da mortandade dos peixes e consequentes prejuízos causados aos pescadores, ribeirinhos e moradores.
 

Fonte: ALE/RO

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto