Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Associação defende ingresso de indústrias no mercado livre de energia



Da Agência Brasil

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) defendeu hoje (26) o acesso de todas as unidades fabris instaladas no Brasil ao mercado livre de energia. Segundo a entidade, a medida estimularia o setor produtivo, com redução da taxa inflacionária e impulso ao crescimento econômico.

O mercado de energia no país é dividido entre a contratação regulada e a contratação livre. Na segunda modalidade, os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, por meio de contratos bilaterais com condições livremente negociadas.

Segundo a Abraceel, “atualmente, apenas 15 mil indústrias no país têm acesso ao mercado livre, por força da regulação em vigor, sendo que o país possui cerca de 330 mil indústrias”. A entidade destacou que a previsão de preços “extremamente favoráveis” no mercado livre de energia pelo período de 2016 a 2020, “em função da sobra energética no sistema”.

Ainda de acordo com a Abraceel, dois estudos sobre o assunto projetam uma redução de 46% na conta de luz das indústrias que podem negociar diretamente no mercado livre de energia. A entidade disse que entregará os estudos na quinta-feira (28) ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Procurada, a assessoria de comunicação do Ministério de Minas e Energia disse ainda não ter informações sobre possível reunião de Braga com a Abraceel.  O ministério não se manifestou sobre o teor da proposta da entidade.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto