Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Apagão pode deixar acreano sem ver os jogos Copa do Mundo



Se depender dos frequentes apagões provocados pelo sistema operacional da Eletrobrás que distribui energia elétrica no Acre, o torcedor corre o risco de não assistir as transmissões dos jogos da Copa do Mundo de 2010, que será realizado na África.
 

A possibilidade de um apagão não está descartada durante a exibição das partidas, as falhas no sistema de distribuição do linhão que liga Rondônia ao Acre são imprevisíveis. Vez ou outra o consumidor é surpreendido com picos de energia, pequenos e prologandos apagões.
 

Na tarde desta sexta-feira, 04, Rio Branco ficou uma hora e meia sem o fornecimento de energia. Uma queda na transmissão no linhão de Pimenta Bueno (RO) deixou parte do Acre e Rondônia sem energia.
 

“Risco de apagão existe é lógico, não está eliminado a possibilidade de quedas de energia nas transmissões dos jogos. Mas temos uma preocupação maior com essa situação. Por isso, no próximo dia 10 de junho vamos instalar dois transformadores emergenciais para dar mais suporte e garantir melhor capacidade de transmissão de energia para os consumidores. Já inclusive estamos testando os equipamentos”, garantiu Celso Mateus, representante do diretor presidente da Eletrobrás no Acre.
 

Segundo Celso Mateus o consumo de energia no período dos jogos pode aumentar bastante, mas as repartições públicas e o comércio provavelmente estarão de portas fechadas o que pode contribuir para redução da demanda elétrica.
 

“É possível que o consumo de energia possa ser menor, se formos comparar com outros capitais. A demanda cai bastante já no fim de semana, e se aumentar durante os jogos não será tão representativo. As pessoas vão está reunidas, isso pode diminuir também”, explica Mateus.
 

O representante da Eletrobrás esquece apenas que serão centenas de equipamentos e eletroeletrônicos ligados ao mesmo tempo durante o dia, período em que os jogos serão transmitidos. E muitas repartições e estabelecimentos comerciais vão preferir conciliar a jornada de trabalho com os jogos.
 

O torcedor prevenido terá mesmo que procurar geradores de energia próprios se quiser ter tranqüilidade para ver a Copa do Mundo, ou recorrer a alternativas.
 

Fonte: ac24horas

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)