Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ângela Portela defende construção de UHE em Roraima




A senadora Ângela Portela (PT-RR) defendeu na última quinta-feira (29), a construção de usinas hidrelétricas em Roraima, para que “o estado saia da dependência energética”. Segundo a senadora, a capital Boa Vista recebe hoje abastecimento da Venezuela, e tem sofrido muito nos últimos tempos com a qualidade da energia.
 

A senadora disse que a garantia de construção da usina de Bem-Querer está na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). De acordo com Ângela Portela, a usina será construída no leito do rio Branco, perto do município de Caracaraí, a 125 quilômetros de Boa Vista. Os investimentos, conforme informou a senadora, são da ordem de R$ 3,9 bilhões.
 

- É um projeto de grande relevância para o desenvolvimento do estado – afirmou.
 

A senadora recebeu da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a garantia de que a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) está dando atenção especial ao projeto. Ângela Portela também informou que os estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) já revelam viabilidade ambiental e econômica da usina de Bem-Querer.
 

De acordo com a senadora, porém, há estudos de viabilidade energético-econômica e socioambiental que recomendam a construção de mais três barragens menores em Paredão, no rio Mucajaí. Assim, o complexo demandaria investimentos de R$ 5,5 bilhões.
 

- As propostas de Bem-Querer e Paredão são atraentes do ponto de vista econômico e socioambiental. Há, ainda, um longo caminho a percorrer – disse a senadora.

Conforme Ângela Portela, serão feitas audiências públicas com a sociedade para debater a construção das usinas. Para a senadora, além da questão econômica, há aspectos sociais e culturais, além da necessidade de preservação ambiental.
 

- Esse projeto pode dar nova dinâmica ao desenvolvimento de Roraima e da região amazônica – declarou.
 

Fonte: BV News
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A