Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Aneel reconhece greve em usina de Santo Antônio



A concessionária Santo Antônio Energia, dona da hidrelétrica Santo Antônio, que está em construção no Rio Madeira, conseguiu uma vitória parcial com a área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que o cronograma da usina seja alterado.

Depois de analisar novas justificativas apresentadas pela empresa, técnicos da agência reconheceram que as obras da hidrelétrica foram prejudicadas em 19 dias, por causa de uma greve ocorrida em 2013.

A Superintendência de Fiscalização de Geração da Aneel (SFG) já havia rejeitado o pedido da concessionária sobre essas paralisações. A decisão foi revertida, porém, por conta de um novo documento apresentado à agência. Em decisão unânime, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) entendeu que houve "abusividade da greve", ou seja, a paralisação foi declarada ilegal pelo poder judiciário.

Diante dessa nova informação, declarou a área técnica, a greve ocorrida em 2013 pode ser "caracterizada como excludente de responsabilidade pelo atraso no cronograma de implantação da hidrelétrica Santo Antônio".

A SFG já havia reconhecido o direito da empresa em prorrogar seus compromissos financeiros e de geração por mais 37 dias, por conta de outras paralisações ocorridas em 2011 e 2012. Com a decisão, portanto, a avaliação é de que a concessionária tem de ser isentada de 56 dias de atrasos.

A Santo Antônio Energia já havia pedido que fosse perdoada por 107 dias de atraso em suas obras, sob o argumento de que não teve responsabilidade por essas paralisações. A diretoria colegiada da agência, no entanto, rejeitou integralmente o pleito da empresa, em decisão tomada em abril.

Santo Antônio já teve de desembolsar cerca de R$ 2,2 bilhões desde 2014 por conta de obrigações de recompra de energia que deveria ter sido entregue às distribuidoras. Em abril, quando teve seu pedido rejeitado pela Aneel, a empresa estimou que a decisão tenha provocado um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A