Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Aneel prevê universalização de energia elétrica na área rural até 2018


 

Pedro Peduzzi
 Agência Brasil

 

Brasília – A universalização da energia elétrica na área rural deverá ser atingida até 2018, caso as empresas distribuidoras cumpram o que está previsto na Resolução 563 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicada hoje (18) no Diário Oficial da União. As metas anunciadas não se referem a regiões remotas atendidas por sistemas isolados, que terão prazos e procedimentos a serem estabelecidos em resolução específica.
 

Ao universalizar o serviço, o governo federal pretende garantir o acesso à energia elétrica para domicílios, centros comunitários de produção e escolas do meio rural. Para isso, estipulou prazos para as distribuidoras levando em conta o atual Índice de Atendimento (IA) – razão entre o número de domicílios com fornecimento de energia e o número total de domicílios, estimado pelo Censo 2010.
 

De acordo com a resolução, as distribuidoras com IA de ligações entre 97% e 99% alcançam a universalização dos serviços ainda em 2013. As distribuidoras com IA entre 97% e 99% e que tem 2014 como ano limite deverão ter os serviços universalizados até o mês de junho daquele ano. As distribuidoras com IA entre 93% e 97% serão obrigadas a concluir a universalização em 2015. As distribuidoras que tiverem IA entre 89% e 93% terão até 2016 para universalizar o fornecimento de eletricidade; e o prazo para as que tiverem IA entre 80% e 89% termina em 2017. Já as distribuidoras com IA menor ou igual a 80% terão até 2018 para alcançar a universalização.
 

De acordo com a Aneel, 84 distribuidoras já universalizaram os serviços, tanto em áreas rurais como urbanas. A previsão é que oito concluam os serviços até 2014 e nove até 2018. A agência abre a possibilidade para a prorrogação de prazos, mas em caráter excepcional e desde que sob justificativa técnica e econômica convincente.
 

Atualmente há 101 empresas prestando serviços ligados ao fornecimento de energia elétrica para consumidores no país. Destas, 63 são distribuidoras e as demais (38) são permissionárias – empresas ou cooperativas que recebem autorização da Aneel para fazer a distribuição de energia, sem necessidade de passar por processos licitatórios.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)