Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Aneel mantém multa de R$ 1,2 milhão ao Grupo Bertin por não instalar termelétricas no prazo


 

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje (19) manter a multa de R$ 1,2 milhão ao Grupo Bertin pelo descumprimento do cronograma de instalação de seis usinas termelétricas na Bahia, que deveriam ter começado a gerar energia em janeiro deste ano.

Segundo relatórios de fiscalização da Aneel, as obras deveriam estar em estágio avançado, com a finalização da montagem eletromecânica das unidades geradoras das usinas em 31 de dezembro de 2009. Até o momento da fiscalização, em janeiro de 2010, não havia mobilização para montagem do canteiro de obras nem para o início das obras civis, o que caracterizou o descumprimento da primeira etapa do cronograma. Segundo a Aneel, empresa não pode mais recorrer da decisão na esfera administrativa.

No final de março, a Aneel já havia negado o pedido da Bertin para prorrogar o prazo de início do funcionamento das usinas e para isentar a empresa da obrigação de cobrir a energia contratada e não gerada (recomposição de lastro) dessas usinas na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

As usinas termelétricas Catu, Senhor do Bonfim, Dias D'Ávila 1, Dias D'Ávila 2, Camaçari 1 e Feira de Santana, todas na Bahia, terão mais de mil megawatts (MW) de potência instalada e deverão produzir 611 megawatts médios. A Bertin ainda não se manifestou sobre a decisão na Aneel.


Fonte: Sabrina Craide / Agência Brasil
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)