Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

ALE constitui CPI para apurar irregularidades nas UHE de Santo Antônio e Jirau


O  pedido para a instalação da CPI foi feito pelo deputado Tiziu Jidalias no dia 28 de setembro e foi aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa.

Com o propósito de apurar denúncias de irregularidades quanto a danos ambientais, licença ambiental, utilização de terreno sem a devida autorização do Estado e aplicações das compensações ambientais e sociais na construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio de Jirau, empreendimentos que estão sendo construídos no leito do rio Madeira, em Porto Velho, foi constituída pela Assembléia Legislativa a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O ato (019/2009-P), assinado no final da tarde da última terça-feira (13) pelo presidente Neodi Carlos (PSDC), nomeou como membros titulares os deputados Tiziu Jidalias (PP), Wilber Coimbra (PSB), Kaká Mendonça (PTB), Jair Mioto (PPS) e Valter Araújo (PTB), ficando como suplentes Valdivino Tucura (PRP) e Miguel Sena (PSDB). A Comissão terá prazo de 90 dias para desenvolver seus trabalhos.

O pedido para a instalação da CPI foi feito pelo deputado Tiziu Jidalias no dia 28 de setembro e foi aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa. Na ocasião, o parlamentar, que é o líder do Governo, disse que várias denúncias estão sendo apresentadas ao Parlamento Estadual quanto a irregularidades nos processos de construção das duas usinas. “Muitas providências devidas não foram e não estão sendo tomadas e isso pode causar danos irreparáveis a nossa população que, na ânsia de ver o desenvolvimento e crescimento do Estado e melhora na qualidade de vida de suas famílias, hoje não percebem, mas nós, como seus legítimos representantes, temos a obrigação de verificar e fiscalizar todos os atos que são de responsabilidade do Estado e que deve ser criteriosamente rigoroso em detrimento de prejuízos à população”, justificou.

Os membros da CPI, agora, farão reunião para definir o cronograma de trabalho, bem como quem será o presidente, vice-presidente e relator. Será definida também a pauta de reuniões da Comissão e quais os principais pontos a serem requisitados das empresas que integram os consórcios que estão construindo as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

Fonte: ALE/RO – DECOM

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto