Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Agentes de Saúde contratados pela Usina Jirau participam de capacitação


 

Usina Jirau e Prefeitura de Porto Velho realizam capacitação em parceria

Aconteceu em União Bandeirante a última etapa do treinamento voltado aos agentes de saúde do Plano de Ação para Controle da Malária, desenvolvido pela Usina Jirau. A capacitação foi realizada por meio do Programa de Saúde Pública da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina, e teve como público-alvo os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários (microscopistas), contratados através de convênio firmado com a Prefeitura de Porto Velho, para atuarem no controle da malária e de outras endemias como a dengue.

Para Sueli Biedacha, coordenadora do Programa de Saúde Pública da ESBR, esta ação visa melhorar e qualificar o atendimento de saúde na comunidade, além de possibilitar renda para as famílias. O treinamento dividido em quatro etapas, com duração de uma semana, foi promovido durante o mês de junho. Com início em Jacy-Paraná, foi realizado também em Mutum Paraná e Nova Califórnia, onde participaram os agentes que atuam em Extrema, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, sendo concluído em União Bandeirante.

Ao todo 64 agentes integraram as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), responsável por orientar sobre prevenção e controle da doença, por meio de atividades práticas e teóricas. Segundo Deuzeli Souza Pereira, coordenadora do treinamento, nos períodos mais secos os casos de malária tendem a aumentar. “Com a contratação dessa nova turma, iremos trabalhar para que os casos diminuam, além de disponibilizar microscopistas realizando diagnósticos em finais de semana e feriados”.

Para a microscopista Luciene Correia de Queiroz, o salário que receberá vai ajudar bastante, já que em União Bandeirante é difícil conseguir qualquer tipo de renda. “Nosso trabalho é importante, pois dá apoio à comunidade”, afirma o agente de combate a endemias, José Carlos Teixeira Alves.

Compromisso


Esta e outras ações fazem parte do Programa de Saúde Pública da ESBR, que entregou em junho o Posto de Saúde de Jacy-Paraná, totalmente reformado e ampliado – mais um resultado do compromisso firmado com a Prefeitura Municipal de Porto Velho.


Fonte: Crisbele Sena/Comunica

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto