Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Admiradores de Morales lotam ruas de La Paz para acompanhar festa de posse



Renata Giraldi
Agência Brasil

La Paz (Bolívia) - A programação de eventos para comemorar a posse do segundo mandato do presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, hoje (22) em La Paz (capital administrativa), levou centenas de bolivianos à praça em frente ao Palácio do Governo e ao Congresso Nacional. Vestidos com trajes típicos dos indígenas e segurando bandeiras – cada uma das 37 etnias tem uma cor diferente -, os eleitores de Morales não se importaram com o frio e a chuva nem com os atrasos.

“Estou muito feliz de participar da festa de posse do senhor presidente Evo Morales. Ele é nosso orgulho”, disse um líder indígena da região Oriente da Bolívia em um espanhol entrecortado. “Esperamos de Morales mudanças. Mudanças nos campos social, econômico e político, como ele já vem fazendo”, afirmou Juana Santiago, líder comunitária.

Bandeiras coloridas, que simbolizam a unidade dos povos indígenas, foram colocadas ao lado da bandeira nacional da Bolívia. Na fachada do Palácio de Governo foram expostas telas com os rostos de heróis nacionais e de Simon Bolívar, líder revolucionário responsável pela independência de vários países colonizados pela Espanha e que é admirado por Morales e outros presidentes latino-americanos.

O discurso de Morales, que durou 3 horas e cinco minutos, foi antecedido pelas palavras de seu vice-presidente, Álvaro García, que falou por mais de uma hora. Porém, a cada aparição de Morales e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, surgiam aplausos. O presidente reeleito se dirige aos bolivianos ora como “irmãos e irmãs” e em outros momentos como “companheiros e companheiras”.

Um forte esquema de segurança foi organizado nos últimos dias em La Paz. Mas hoje (22) a cidade amanheceu com mais policiamento nas ruas do que o habitual. Na área em torno do Palácio do Governo e Congresso só poderiam passar pessoas autorizadas – a imprensa credenciada e os convidados.

Foi proibido o acesso de carros, ônibus, vãs e caminhões à área. O Ministério do Trabalho decretou feriado hoje (22) na Bolívia. Poucos estabelecimentos comerciais abriram as portas, em geral restaurantes e lanchonetes, além de lan houses – a comunicação via internet no país é considerada bastante difícil.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)