Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Acreditar-Montagem forma turma de Encanador Industrial


Acreditar-Montagem forma turma de Encanador Industrial - Gente de Opinião 

Todos os 14 alunos que se formaram deverão ser contratados para o trabalho nas obras da UHE Santo Antônio. Ainda estão em andamento outras turmas dos cursos de mecânico industrial, soldador, eletricista industrial  e encanador industrial.

 

A Construtora Norberto Odebrecht, em parceria com o Senai, realizou na noite de ontem, segunda-feira, dia 25, o evento de encerramento do curso de Encanador Industrial do Programa de Qualificação Profissional Continuada- Acreditar Montagem. O objetivo do programa, que é gratuito, é qualificar cidadãos do Estado de Rondônia para aMontagem Eletromecânica da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, oportunizando absorção de mão de obra local pela Construtora Norberto Odebrecht.

No evento, 14 alunos receberam seus certificados de conclusão  do curso que começou no dia 4 de junho e foi concluído em 13 de outubro, com  carga horária de 320 horas. Todos os 14 alunos deverão ser contratados para o trabalho nas obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Um dos formandos foi o pedreiro José Carlos de Souza, de 36 anos. “Quero trabalhar na obra. É uma vantagem ter carteira assinada porque nos dá segurança e sei que a empresa dá aos seus funcionários a oportunidade de crescer”, relatou. Outro formando, o armador Airton dos Santos, de 57 anos, disse que fez o curso de Encanador Industrial para adquirir mais conhecimentos. Casado e pai de sete filhos, Airton também quer trabalhar na construção da Usina Santo Antônio e já sonha em ocupar o cargo de encarregado. “Adorei o curso e os professores. Quero entrar na obra e fazer carreira na empresa me tornando um encarregado”, declarou.

Durante o evento, o gerente administrativo e financeiro da Odebrecht-Montagem, Jorge Luiz Luz, agradeceu a parceria com o Senai e aproveitou para enviar uma mensagem aos formandos. “A nossa empresa tem 66 anos e o fundamento da nossa Filosofia Empresarial é a capacidade das pessoas se desenvolverem. Temos que ser simples e humildes para podermos crescer”, salientou. Já o gerente de Relações Institucionais do Consórcio Construtor Santo Antônio, Valdemar Camata Junior, frisou que a obra “terá o selo de qualidade da mão de obra rondoniense”. Também participaram do evento a diretora técnica e operacional do Senai, Adir Oliveira, e o encarregado de tubulações das obras de montagem da UHE Santo Antônio, Valdinei Gonçalves.

O Programa Acreditar-Montagem foi iniciado em janeiro deste ano. Desde então já fizeram os cursos mais de 320 pessoas das quais 160 foram contratadas para o trabalho na UHE Santo Antônio. Ainda estão em andamento os cursos de mecânico (com 75 alunos), soldador (56 alunos), eletricista (40) e encanador (20).

Fonte: Carla Nascentes

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A