Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

ACREDITAR JÚNIOR QUALIFICA QUASE 200 JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO


ACREDITAR JÚNIOR QUALIFICA QUASE 200 JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO - Gente de Opinião


A Odebrecht investe no futuro profissional de centenas de jovens
 

A Construtora Norberto Odebrecht, em parceria com o Senai, realizou, na última sexta – feira, três de fevereiro, a formatura da quarta turma do Acreditar Júnior. O Programa é destinado aos filhos dos funcionários do Consórcio Santo Antônio Civil (CSAC) e Odebrecht Montagem, que tenham entre 14 e 17 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 6° ano do ensino fundamental. Foram entregues 197 certificados aos formandos, que participaram gratuitamente, durante um ano, dos cursos de Mecânica de Manutenção de Automóveis, Mecânica de Manutenção de Motores a Diesel, Mecânica de Manutenção de Motocicletas, Eletricista de Instalações Predial e Industrial e Assistente de Produção.

Kellen Stefany Costa Silva, 15 anos, é uma das formandas do curso de Assistente de Produção e relata que o Programa trouxe maturidade, disciplina, qualificação e contribuiu na escolha do futuro profissional, a jovem deseja fazer faculdade de engenheira civil. “O Programa vai ajudar abrir portas do mercado de trabalho para mim”, conclui a filha de João Medeiros da Silva, Operador de Guindaste nas obras de construção da UHE Santo Antônio. Orgulhoso, expressa a satisfação em ter a filha formada no Programa: “foi o ponto de partida para uma excelente carreira para minha filha”.

“Estou muito feliz, sempre esperei por isso. O Acreditar Júnior preparou meu filho para o mercado”, afirma emocionada Maria Ivete da Silva, mãe de Weslen Silva dos Santos, formando do curso de Eletricista Predial e Industrial. O jovem revela que teve a grande oportunidade de sua vida, aos 18 anos de idade, após concluir o curso foi contratado para trabalhar no canteiro de obras da UHE Santo Antônio, onde o pai e os dois irmãos mais velhos são funcionários. Com o sonho de seguir a empresa em obras futuras, Weslen não quer parar, já se matriculou na faculdade para cursar Sistemas Elétricos.
No evento de formatura, ocorrido no Bingool Clube, Antônio Cardilli, Gerente de P&O e Relações Institucionais da UHE Santo Antônio, que é o idealizador do Programa Acreditar e Acreditar Júnior, afirmou na ocasião, que o Programa é uma forma de retribuir a população rondoniense pelo carinho e confiança em receber as obras de construção da UHE Santo Antônio em seu estado. Cardilli agradeceu aos pais por confiarem a educação de seus filhos ao Acreditar Júnior e aconselhou: “o conhecimento é algo que ninguém tira de vocês, acreditem nos seus sonhos. Pais tenham orgulho de seus filhos e filhos respeitem seus pais”, encerrou Cardilli.

Esteve também no evento, Jorge Luz, Gerente Administrativo e Financeiro da Odebrecht Montagem, Rodrigo Melo Nogueira, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia e Vivaldo Matos, Diretor Regional do Senai, que aproveitou para agradecer aos pais, alunos e profissionais envolvidos, bem como a parceria com a Construtora Norberto Odebrecht.


Acreditar Júnior já formou mais de 800 jovens 
 

ACREDITAR JÚNIOR QUALIFICA QUASE 200 JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO - Gente de Opinião

 
O Acreditar Júnior já formou mais de 800 jovens aprendizes, desde o início do Programa, em agosto de 2009. Continuam em curso outros 485 jovens.

O Programa conta com os módulos Teórico e Prático com carga horária total de 880 horas. O primeiro é realizado em um mês (80h), na Uniron, abrangendo as disciplinas: Adolescência, Saúde, Meio Ambiente, Educação Financeira e Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). O Módulo Prático é realizado no Senai, parceira do Programa. Lá, os alunos completam a formação nos cursos de Mecânico de Manutenção de Automóveis, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Eletricista Predial e Industrial e Assistente de Produção.


Participando do Acreditar Júnior, os alunos possuem contrato de aprendiz. Eles recebem meio salário mínimo e têm garantidos todos os outros direitos como FGTS, férias remuneradas, 13º salário, vale-transporte e seguro de vida. Ao final do programa, que tem duração de um ano, os alunos estão qualificados e preparados para o mercado de trabalho.


Fonte: Giseli Buscariollo
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)