Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Acompanhamento de metas contratuais é tema de reunião do Luz Para Todos


  

O Presidente da Eletrobras Distribuição Rondônia, Pedro Hosken Vieira, se reuniu na Sede Administrativa da empresa com representantes de todas as empreiteiras contratadas para a execução do Programa Luz Para Todos no Estado. O encontro teve por objetivo o acompanhamento periódico das metas contratuais do Programa, para que as partes possam realizar os ajustes necessários visando a finalidade do Luz Para Todos, ou seja, levar energia elétrica a todos os domicílios rurais até dezembro de 2010.
 

Segundo a coordenação do Programa, estão previstas para este ano 21 mil ligações, beneficiando com a energia elétrica um total de 70 mil famílias que vivem na zona rural em Rondônia. Para atender a todos, o coordenador do Luz Para Todos nas Empresas de Distribuição da Eletrobras, Ricardo Valadares, destacou que é preciso que as partes contratuais tenham mais agilidade nas atividades de controle e prestação de contas visando o melhor andamento do programa.
 

Para o Presidente da distribuidora de energia elétrica, Pedro Hosken Vieira, o foco da reunião é encontrar meios de dar mais agilidade às etapas de execução, fiscalização e entrega das obras. “Vamos nos estruturar no que for preciso para ligar todos os domicílios rurais dentro do prazo”, assegura o Presidente, que foi incisivo também em relação ao descumprimento do contrato pelas empreiteiras. “A lei n. 8666/93 nos assegura o direito de aplicar penalidades administrativas ao contratado, bem como a possibilidade de rescindir o contrato unilateralmente, caso o interesse público seja lesado”, afirma Pedro Hosken.
 

Um exemplo de boas práticas citado por um empresário presente no encontro foi a parceria firmada entre sua empresa, as prefeituras de Campo Novo e Monte Negro, e o Senai de Ariquemes, que juntos estão formando mão-de-obra local para atuar na execução do Programa. “Oferecemos curso de eletricista à população dos municípios envolvidos, resolvemos nosso déficit de mão-de-obra e ainda deixamos um legado de técnicos em Rondônia para atuarem no setor elétrico”, disse o proprietário de uma das empresas contratadas, a Golden.
 

A avaliação do Presidente da empresa de distribuição de energia sobre a reunião é positiva. Segundo ele, “colocamos a força da Administração Pública presente neste encontro, com o foco de cumprir contratos. É válida a presença de todos os contratados, para ajustarmos os passos. Procuramos estabelecer uma conversa no dia-dia, para termos tempo de redirecionar as ações do programa, caso seja necessário”, ressalta Pedro Hosken.
 

Estiverem presentes também Inácio Azevedo – Procurador da Presidência, José Carlos Carregaro - Coordenador do Luz Para Todos na Eletrobras Distribuição Rondônia, o Coordenador do Comitê Gestor Estadual – Antônio Vilela, os coordenadores regionais do Programa – Jair Martins Ravazoli, Aguinaldo Pereira, Gilberto Antunes e Abimael Fernandes, e o consultor técnico Marinaldo Melo.
 

Fonte: Erica Cristina Verderio Bianco

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A