Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2012

Após o 1º turno 77.628 faltosos apresentaram justificativa e 6.123 pagaram multa


O prazo para o eleitor justificar sua ausência ao 1º turno da eleição encerrou na última quinta (6/12) e do dia 8 de outubro (um dia após o primeiro turno) até 06 de dezembro (fim do prazo para justificar a ausência ao 1º turno), em todo o Estado de Rondônia, 77.628 eleitores apresentaram justificativa pela ausência.

Somente nas últimas duas semanas que antecederam o fim do prazo, 1.609 eleitores justificaram a ausência. No mesmo período, somente na capital, foram 857 requerimentos.

Nestes dois meses após a realização do primeiro turno, 6.123 eleitores procuraram os Cartórios Eleitorais para pagarem multa pela ausência, no mesmo período, somente em PVH, 1.409 multas foram quitadas.

Exatos 197.407 eleitores rondonienses faltaram à votação durante o primeiro turno e 28.619 não compareceram ao segundo turno na Capital. Os eleitores que perderam o prazo e desejarem regularizar sua situação deverão pagar multa pela ausência, bastando procurar o cartório eleitoral mais próximo para emissão do boleto respectivo.

O prazo legal concedido para que os 28.619 eleitores de Porto Velho possam justificar a ausência ao segundo turno termina no dia 27 de dezembro.

Esse requerimento pode ser entregue em qualquer cartório eleitoral. O pedido deve conter: a qualificação completa do eleitor (nome, a data de nascimento, filiação, número do título e endereço atual); o motivo da ausência à votação, cabendo-lhe ainda apresentar documentos que comprovem as razões alegadas, como por exemplo, atestado médico, comprovante de embarque, etc.

Sem a prova de que votou, de que apresentou justificativa ou de que pagou a multa, o eleitor não poderá: se inscrever em concurso para cargo ou função pública, ou ser investido ou tomar posse em um deles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, entre outros impedimentos.

Fonte: TRE-RO
 

Mais Sobre Eleições 2012

Confúcio madruga na porta de empresas de Jaru e pede voto

O candidato à reeleição a governador médico Confúcio Moura, da coligação “Rondônia no Caminho Certo”, acordou ainda mais cedo na quinta-feira (2) para

Justiça cassa diploma do prefeito de Monte Negro

O Tribunal Regional Eleitoral, 25ª Zona Eleitoral da Comarca de Ariquemes, julgou parcialmente procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral apre

Consumo de energia em janeiro aumenta 5,4% no geral mas cai 2% na indústria

Vladimir Platonow Agência Brasil   Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no país subiu 5,4% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2012. No

Termina prazo para justificar ausência nas últimas eleições

Karine Melo Agência Brasil Brasília – Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições municipa