Quarta-feira, 8 de agosto de 2012 - 12h50
Uma comissão de 18 professores que atuam no sistema prisional esteve reunida na terça-feira (7), no gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o secretário da educação Júlio Olivar para apresentar carta de intenções e reivindicações com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e segurança dos profissionais comprometidos com o ensino dentro dos presídios e nas melhorias do atendimento aos apenados que recebem o serviço.
Na escola estadual Ênio Pinheiro, em Porto Velho, são 483 estudantes apenados e ainda é ofertado ensino para apenados em outros municípios, tornando este universo bem mais amplo em todo o Estado.
Durante a reunião, a professora Nely Cantanhede, que leciona na escola Ênio Pinheiro, fez um minucioso relato do que é vivenciado pelos professores e pontuou as principais reivindicações do grupo, como gratificação por insalubridade e risco de vida; carga horária diferenciada; transporte para facilitar deslocamento ao trabalho; assistência psicológica, entre outras demandas apresentadas.
“Esta porta de diálogo direto com o governo através da Seduc tem sido esperada por nós há 20 anos, agradecemos ao secretário Olivar por nos ouvir e sei que teremos retorno produtivo das nossas carências”, disse emocionada a professora.
O secretário Júlio Olivar informou que o governo do Estado tem empenhado esforços diferenciados para atender as demandas do sistema prisional e o que está dentro das competências da Seduc tem sido providenciado, além da busca de parcerias para melhorar as condições da educação em Rondônia.
O atendimento das demandas trazidas são interinstitucionais, envolvendo outros órgãos e secretarias de Estado. “Os relatos trazidos pelos professores são de situações limites. Além da carta trazida com as reivindicações, nos foi entregue um documento da escola Ênio Pinheiro com uma série de solicitações e o que esta dentro das competências da Seduc vem sendo tratado com celeridade, bem como feito encaminhamento para que outros órgãos da esfera pública também tomem providencias e que estas sejam realizadas em conjunto”, destacou.
Fonte: Seduc
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)