Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Seduc discute ensino nos presídios


Uma comissão de 18 professores que atuam no sistema prisional esteve reunida na terça-feira (7), no gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o secretário da educação Júlio Olivar para apresentar carta de intenções e reivindicações com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e segurança dos profissionais comprometidos com o ensino dentro dos presídios e nas melhorias do atendimento aos apenados que recebem o serviço.

Na escola estadual Ênio Pinheiro, em Porto Velho, são 483 estudantes apenados e ainda é ofertado ensino para apenados em outros municípios, tornando este universo bem mais amplo em todo o Estado.

Durante a reunião, a professora Nely Cantanhede, que leciona na escola Ênio Pinheiro, fez um minucioso relato do que é vivenciado pelos professores e pontuou as principais reivindicações do grupo, como gratificação por insalubridade e risco de vida; carga horária diferenciada; transporte para facilitar deslocamento ao trabalho; assistência psicológica, entre outras demandas apresentadas.

“Esta porta de diálogo direto com o governo através da Seduc tem sido esperada por nós há 20 anos, agradecemos ao secretário Olivar por nos ouvir e sei que teremos retorno produtivo das nossas carências”, disse emocionada a professora.

O secretário Júlio Olivar informou que o governo do Estado tem empenhado esforços diferenciados para atender as demandas do sistema prisional e o que está dentro das competências da Seduc tem sido providenciado, além da busca de parcerias para melhorar as condições da educação em Rondônia.

O atendimento das demandas trazidas são interinstitucionais, envolvendo outros órgãos e secretarias de Estado. “Os relatos trazidos pelos professores são de situações limites. Além da carta trazida com as reivindicações, nos foi entregue um documento da escola Ênio Pinheiro com uma série de solicitações e o que esta dentro das competências da Seduc vem sendo tratado com celeridade, bem como feito encaminhamento para que outros órgãos da esfera pública também tomem providencias e que estas sejam realizadas em conjunto”, destacou.

Fonte: Seduc

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a