Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Saraiva traz grandes nomes da educação mundial a SP



De olho nas novas tendências mundiais da educação, a Saraiva reúne seus colaboradores em um evento no dia 29 de novembro para debater sobre a aprendizagem colaborativa. Os recursos digitais estão sendo cada vez mais usados nos processos de ensino e aprendizagem e, com a chegada da tecnologia, vêm novos direcionamentos para a educação. As escolas estão preparadas para viver essas mudanças? Essa é uma das reflexões a respeito do atual cenário educacional que serão feitas no encontro em São Paulo, que terá como convidados os especialistas canadenses Marlene Scardamalia e Carl Bereiter e o brasileiro César Nunes.

Professora do Departamento de Curriculum, Ensino e Aprendizagem do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Marlene é também responsável pelo projeto e desenvolvimento do ambiente colaborativo de construção de conhecimento Knowledge Forum. Carl Bereiter é professor emérito da Universidade de Toronto, membro da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos e duas vezes membro do Centro de Estudos Avançados em Ciências Comportamentais. Juntos, Marlene e Carl fundaram o Instituto para o Conhecimento, Inovação e Tecnologia (IKIT) e desenvolveram o CSILE, primeiro sistema de rede de aprendizagem colaborativa.

O terceiro palestrante será César Nunes, especialista em criação de ambientes de aprendizagem, desenvolvimento de softwares educacionais, formação e avaliação com o uso da tecnologia em ensino para a compreensão e avaliação educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. É ainda diretor executivo da Oort Tecnologia e pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas sobre Inovação Curricular da Faculdade de Educação da USP.

“Hoje, as mais bem-sucedidas equipes de pesquisa, empresas, hospitais e salas de aula têm algo em comum: elas sabem como transformar ideias individuais em conhecimento coletivo. Os pesquisadores chamam essas organizações de comunidades de construção de conhecimento, lugares onde cada indivíduo contribui para um crescente corpo de informações, a criação de novos conhecimentos e o conhecimento compartilhado, o que leva à inovação e ao crescimento”, explica Francisca Paris, pedagoga, mestra em educação e diretora de serviços educacionais do Ético Sistema de Ensino, da Saraiva.

Sobre o CSILE, Francisca explica que “ele é um ambiente virtual de aprendizagem intencional que ajuda os estudantes a compreender como o conhecimento é construído socialmente e dá a oportunidade de refletir, revisar e transformar seus saberes. Também conhecido como fórum do conhecimento, ele proporciona a professores e alunos de todas as idades, do jardim de infância à pós-graduação, um espaço colaborativo eletrônico único para compartilhar ideias e dados, organizar os materiais do curso, analisar resultados de pesquisa, discutir textos e citar materiais de referência, criando uma comunidade de construção das informações”.

Com o tema “Pensamento em Movimento”, o evento será no dia 29, sexta-feira, das 8 às 12 horas, e deverá reunir cerca de 50 colaboradores no auditório da matriz da Saraiva, em São Paulo, para as palestras e bate-papo com os palestrantes. Entre os assuntos que serão debatidos nas atividades do dia estão os seguintes: “Pais, professores e vestibulares engessam a transformação da cultura escolar. O que você propõe para vencer essa resistência?” e “Entre as habilidades para o século XXI, encontram-se, colaboração, criatividade, comunicação, pensamento crítico e uso de tecnologia. Como podemos trabalhar com seus profissionais para esse cenário?”.

Sobre o Ético Sistema de Ensino – O Ético é o sistema de ensino da Saraiva, empresa que é referência na área educacional, tanto pela excelência editorial, pioneirismo e liderança em seus principais mercados de atuação, como por ser a maior rede de livrarias do Brasil e uma das 50 maiores editoras do mundo. Em conjunto com nossos parceiros, levamos soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas por todo o país e até no exterior, com projetos integrados e inovadores, desde o ensino infantil até o pré-vestibular. Fazemos tudo isso por acreditarmos que ensino de qualidade se faz com envolvimento e muita paixão. Só quem é apaixonado pela educação oferece as melhores soluções para sua escola. Seja Ético!

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada / Ana Carolina

Mais Sobre Educação

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Esta será a 6ª edição organizada pelo IFRO no estado de Rondônia

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31