Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Saraiva traz grandes nomes da educação mundial a SP



De olho nas novas tendências mundiais da educação, a Saraiva reúne seus colaboradores em um evento no dia 29 de novembro para debater sobre a aprendizagem colaborativa. Os recursos digitais estão sendo cada vez mais usados nos processos de ensino e aprendizagem e, com a chegada da tecnologia, vêm novos direcionamentos para a educação. As escolas estão preparadas para viver essas mudanças? Essa é uma das reflexões a respeito do atual cenário educacional que serão feitas no encontro em São Paulo, que terá como convidados os especialistas canadenses Marlene Scardamalia e Carl Bereiter e o brasileiro César Nunes.

Professora do Departamento de Curriculum, Ensino e Aprendizagem do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Marlene é também responsável pelo projeto e desenvolvimento do ambiente colaborativo de construção de conhecimento Knowledge Forum. Carl Bereiter é professor emérito da Universidade de Toronto, membro da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos e duas vezes membro do Centro de Estudos Avançados em Ciências Comportamentais. Juntos, Marlene e Carl fundaram o Instituto para o Conhecimento, Inovação e Tecnologia (IKIT) e desenvolveram o CSILE, primeiro sistema de rede de aprendizagem colaborativa.

O terceiro palestrante será César Nunes, especialista em criação de ambientes de aprendizagem, desenvolvimento de softwares educacionais, formação e avaliação com o uso da tecnologia em ensino para a compreensão e avaliação educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. É ainda diretor executivo da Oort Tecnologia e pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas sobre Inovação Curricular da Faculdade de Educação da USP.

“Hoje, as mais bem-sucedidas equipes de pesquisa, empresas, hospitais e salas de aula têm algo em comum: elas sabem como transformar ideias individuais em conhecimento coletivo. Os pesquisadores chamam essas organizações de comunidades de construção de conhecimento, lugares onde cada indivíduo contribui para um crescente corpo de informações, a criação de novos conhecimentos e o conhecimento compartilhado, o que leva à inovação e ao crescimento”, explica Francisca Paris, pedagoga, mestra em educação e diretora de serviços educacionais do Ético Sistema de Ensino, da Saraiva.

Sobre o CSILE, Francisca explica que “ele é um ambiente virtual de aprendizagem intencional que ajuda os estudantes a compreender como o conhecimento é construído socialmente e dá a oportunidade de refletir, revisar e transformar seus saberes. Também conhecido como fórum do conhecimento, ele proporciona a professores e alunos de todas as idades, do jardim de infância à pós-graduação, um espaço colaborativo eletrônico único para compartilhar ideias e dados, organizar os materiais do curso, analisar resultados de pesquisa, discutir textos e citar materiais de referência, criando uma comunidade de construção das informações”.

Com o tema “Pensamento em Movimento”, o evento será no dia 29, sexta-feira, das 8 às 12 horas, e deverá reunir cerca de 50 colaboradores no auditório da matriz da Saraiva, em São Paulo, para as palestras e bate-papo com os palestrantes. Entre os assuntos que serão debatidos nas atividades do dia estão os seguintes: “Pais, professores e vestibulares engessam a transformação da cultura escolar. O que você propõe para vencer essa resistência?” e “Entre as habilidades para o século XXI, encontram-se, colaboração, criatividade, comunicação, pensamento crítico e uso de tecnologia. Como podemos trabalhar com seus profissionais para esse cenário?”.

Sobre o Ético Sistema de Ensino – O Ético é o sistema de ensino da Saraiva, empresa que é referência na área educacional, tanto pela excelência editorial, pioneirismo e liderança em seus principais mercados de atuação, como por ser a maior rede de livrarias do Brasil e uma das 50 maiores editoras do mundo. Em conjunto com nossos parceiros, levamos soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas por todo o país e até no exterior, com projetos integrados e inovadores, desde o ensino infantil até o pré-vestibular. Fazemos tudo isso por acreditarmos que ensino de qualidade se faz com envolvimento e muita paixão. Só quem é apaixonado pela educação oferece as melhores soluções para sua escola. Seja Ético!

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada / Ana Carolina

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a Casa de Leis realizou neste sábado (19) o aulão do "Projeto Acelero En

Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas

Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas

No Coração da Amazônia, o governo de Rondônia mantém um serviço robusto de transporte escolar fluvial para estudantes matriculados nas redes Estadual

Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores

Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores

O Dia dos Professores foi celebrado com emoção, alegria e gratidão na Escola Barão do Solimões em Porto Velho-Ro, uma instituição que, ao longo dos

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a con

Gente de Opinião Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)