Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Educação

Rolim de Moura - Escola Municipal Cora Coralina realizou o Projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita”


Rolim de Moura - Escola Municipal Cora Coralina realizou o Projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita” - Gente de Opinião

A rede de ensino municipal de Rolim de Moura (RO), vem moldando e transformando a educação com os diversos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais. O projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita” foi desenvolvido na Escola Municipal Cora Coralina, com todas as turmas do Ensino Fundamental e Educação Infantil, nas disciplinas de língua portuguesa, onde abrangeu os eixos: linguagem, conhecimento linguístico, cultura, sociedade e educação. E artes abordando os eixos contação de histórias, teatro, música e rima/ritmo.

Neste projeto a criança aprendeu apreciar, se deliciar e se surpreender com as atividades relacionadas a compreensão da leitura e a da escrita onde abrem caminhos para a conscientização de que a leitura faz parte de uma bagagem necessária para se escrever bem, comunicar-se bem e viver em uma sociedade alfabetizada.

“Pode-se afirmar que a leitura e a escrita são processos complexos e devem ser bem estruturadas, pois, a partir deles serão bem alicerçadas as demais aquisições de conhecimentos”, argumentou a diretora da escola, a professora Geslaine Galdino.

Partindo dessa concepção da importância da leitura e da escrita, este projeto objetivou a procurar mecanismos e incentivos, atividades e sugestões para que se formalizem hábitos de leitura espontâneos e prazerosos.

Para reafirmar esta concepção a equipe da escola inspirou-se no pensamento de Paulo Freire que assim diz “A leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e saber do mundo”.

Com isso os professores puderam além de histórias infantis, abordar os seguintes gêneros literários: poemas, poesias, lendas, fábulas, parlendas, trava-línguas e adivinhas. Que for apresentados aos alunos em rodas de leituras, onde os alunos foram instigados a falar sobre os aspectos observados que determinam o gênero literário.

Geslaine Galdino, explica que no decorrer do projeto, os alunos foram desafiados a escreverem seus próprios textos, por meio da escrita ou de ilustrações.

“Durante a execução do projeto os professores da Educação Infantil, disponibilizaram aos pais ou responsável um livro de literatura infantil, a fim de que estes lessem para a criança”, finalizou a diretora.

O produto final do projeto foi a socialização dos textos e desenhos produzidos e apresentação diversificada dos gêneros literários trabalhados.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Educação

Sebrae homenageia entidades que apoiaram programa em 2019

Sebrae homenageia entidades que apoiaram programa em 2019

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) realizou um evento na última quarta-feira (19), em sua sede em Porto Velho para

Presidente do Sistema Fecomércio Rondônia parabeniza alunos do Senac aprovados em concursos públicos

Presidente do Sistema Fecomércio Rondônia parabeniza alunos do Senac aprovados em concursos públicos

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho se orgulha na aprovação de 31 alunos do Serviço

Campus IFRO Colorado do Oeste oferta vagas em cursos de graduação

Campus IFRO Colorado do Oeste oferta vagas em cursos de graduação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, abriu seleção simplificada para candidatos inter

IFRO Campus Jaru seleciona professores substitutos de Português e Educação Física

IFRO Campus Jaru seleciona professores substitutos de Português e Educação Física

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realiza processo seletivo aberto para contratação de professor