Sexta-feira, 12 de julho de 2019 - 11h41
A
rede de ensino municipal de Rolim de Moura (RO), vem moldando e transformando a
educação com os diversos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais. O
projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita” foi desenvolvido na Escola Municipal
Cora Coralina, com todas as turmas do Ensino Fundamental e Educação Infantil,
nas disciplinas de língua portuguesa, onde abrangeu os eixos: linguagem,
conhecimento linguístico, cultura, sociedade e educação. E artes abordando os
eixos contação de histórias, teatro, música e rima/ritmo.
Neste
projeto a criança aprendeu apreciar, se deliciar e se surpreender com as
atividades relacionadas a compreensão da leitura e a da escrita onde abrem
caminhos para a conscientização de que a leitura faz parte de uma bagagem
necessária para se escrever bem, comunicar-se bem e viver em uma sociedade
alfabetizada.
“Pode-se
afirmar que a leitura e a escrita são processos complexos e devem ser bem
estruturadas, pois, a partir deles serão bem alicerçadas as demais aquisições
de conhecimentos”, argumentou a diretora da escola, a professora Geslaine
Galdino.
Partindo
dessa concepção da importância da leitura e da escrita, este projeto objetivou
a procurar mecanismos e incentivos, atividades e sugestões para que se
formalizem hábitos de leitura espontâneos e prazerosos.
Para
reafirmar esta concepção a equipe da escola inspirou-se no pensamento de Paulo
Freire que assim diz “A leitura não reside tão somente na leitura de um
livro, mas em ler a vida e saber do mundo”.
Com
isso os professores puderam além de histórias infantis, abordar os seguintes
gêneros literários: poemas, poesias, lendas, fábulas, parlendas, trava-línguas
e adivinhas. Que for apresentados aos alunos em rodas de leituras, onde os
alunos foram instigados a falar sobre os aspectos observados que determinam o
gênero literário.
Geslaine
Galdino, explica que no decorrer do projeto, os alunos foram desafiados a
escreverem seus próprios textos, por meio da escrita ou de ilustrações.
“Durante a execução do projeto os professores da
Educação Infantil, disponibilizaram aos pais ou responsável um livro de
literatura infantil, a fim de que estes lessem para a criança”, finalizou a
diretora.
O
produto final do projeto foi a socialização dos textos e desenhos produzidos e
apresentação diversificada dos gêneros literários trabalhados.
Galeria de Imagens
Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia
Instituição de Ensino Médio em Tempo Integral referência no Estado, a Escola Estadual Brasília celebra neste ano mais de quatro décadas de existênc
Na manhã de quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e supe
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc
Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde
O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B