Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
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Rolim de Moura - Escola Municipal Cora Coralina realizou o Projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita”


Rolim de Moura - Escola Municipal Cora Coralina realizou o Projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita” - Gente de Opinião

A rede de ensino municipal de Rolim de Moura (RO), vem moldando e transformando a educação com os diversos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais. O projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita” foi desenvolvido na Escola Municipal Cora Coralina, com todas as turmas do Ensino Fundamental e Educação Infantil, nas disciplinas de língua portuguesa, onde abrangeu os eixos: linguagem, conhecimento linguístico, cultura, sociedade e educação. E artes abordando os eixos contação de histórias, teatro, música e rima/ritmo.

Neste projeto a criança aprendeu apreciar, se deliciar e se surpreender com as atividades relacionadas a compreensão da leitura e a da escrita onde abrem caminhos para a conscientização de que a leitura faz parte de uma bagagem necessária para se escrever bem, comunicar-se bem e viver em uma sociedade alfabetizada.

“Pode-se afirmar que a leitura e a escrita são processos complexos e devem ser bem estruturadas, pois, a partir deles serão bem alicerçadas as demais aquisições de conhecimentos”, argumentou a diretora da escola, a professora Geslaine Galdino.

Partindo dessa concepção da importância da leitura e da escrita, este projeto objetivou a procurar mecanismos e incentivos, atividades e sugestões para que se formalizem hábitos de leitura espontâneos e prazerosos.

Para reafirmar esta concepção a equipe da escola inspirou-se no pensamento de Paulo Freire que assim diz “A leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e saber do mundo”.

Com isso os professores puderam além de histórias infantis, abordar os seguintes gêneros literários: poemas, poesias, lendas, fábulas, parlendas, trava-línguas e adivinhas. Que for apresentados aos alunos em rodas de leituras, onde os alunos foram instigados a falar sobre os aspectos observados que determinam o gênero literário.

Geslaine Galdino, explica que no decorrer do projeto, os alunos foram desafiados a escreverem seus próprios textos, por meio da escrita ou de ilustrações.

“Durante a execução do projeto os professores da Educação Infantil, disponibilizaram aos pais ou responsável um livro de literatura infantil, a fim de que estes lessem para a criança”, finalizou a diretora.

O produto final do projeto foi a socialização dos textos e desenhos produzidos e apresentação diversificada dos gêneros literários trabalhados.

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