Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Rolim de Moura - Escola Municipal Cora Coralina realizou o Projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita”


Rolim de Moura - Escola Municipal Cora Coralina realizou o Projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita” - Gente de Opinião

A rede de ensino municipal de Rolim de Moura (RO), vem moldando e transformando a educação com os diversos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais. O projeto “A Mágica da Leitura e da Escrita” foi desenvolvido na Escola Municipal Cora Coralina, com todas as turmas do Ensino Fundamental e Educação Infantil, nas disciplinas de língua portuguesa, onde abrangeu os eixos: linguagem, conhecimento linguístico, cultura, sociedade e educação. E artes abordando os eixos contação de histórias, teatro, música e rima/ritmo.

Neste projeto a criança aprendeu apreciar, se deliciar e se surpreender com as atividades relacionadas a compreensão da leitura e a da escrita onde abrem caminhos para a conscientização de que a leitura faz parte de uma bagagem necessária para se escrever bem, comunicar-se bem e viver em uma sociedade alfabetizada.

“Pode-se afirmar que a leitura e a escrita são processos complexos e devem ser bem estruturadas, pois, a partir deles serão bem alicerçadas as demais aquisições de conhecimentos”, argumentou a diretora da escola, a professora Geslaine Galdino.

Partindo dessa concepção da importância da leitura e da escrita, este projeto objetivou a procurar mecanismos e incentivos, atividades e sugestões para que se formalizem hábitos de leitura espontâneos e prazerosos.

Para reafirmar esta concepção a equipe da escola inspirou-se no pensamento de Paulo Freire que assim diz “A leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e saber do mundo”.

Com isso os professores puderam além de histórias infantis, abordar os seguintes gêneros literários: poemas, poesias, lendas, fábulas, parlendas, trava-línguas e adivinhas. Que for apresentados aos alunos em rodas de leituras, onde os alunos foram instigados a falar sobre os aspectos observados que determinam o gênero literário.

Geslaine Galdino, explica que no decorrer do projeto, os alunos foram desafiados a escreverem seus próprios textos, por meio da escrita ou de ilustrações.

“Durante a execução do projeto os professores da Educação Infantil, disponibilizaram aos pais ou responsável um livro de literatura infantil, a fim de que estes lessem para a criança”, finalizou a diretora.

O produto final do projeto foi a socialização dos textos e desenhos produzidos e apresentação diversificada dos gêneros literários trabalhados.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos, na área de gestão estão abertas até dia 8

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos, na área de gestão estão abertas até dia 8

A área de gestão é uma das mais procuradas por estudantes que estão se preparando para atuar no mercado de trabalho. Com o objetivo de atender essa

Governo de RO abre seleção de intercâmbio na Inglaterra para 35 estudantes da rede pública estadual

Governo de RO abre seleção de intercâmbio na Inglaterra para 35 estudantes da rede pública estadual

A partir desta quinta-feira (4), o governo de Rondônia inicia o processo seletivo para escolher 35 estudantes do ensino médio da rede pública estadu

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

Acordo com a gestão Coronel Marcos Rocha assegura benefícios à educação, garante retorno às aulas e proíbe greve do setor em Rondônia até janeiro de 2026

A gestão do governador Coronel Marcos Rocha, do União Brasil, confirmou na última terça-feira (26) um acordo histórico com o Sindicato dos Trabalhad

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Nos dias 28 e 29 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, será palco de u

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)