Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 11h49
A educação formal bilíngue nas aldeias foi o tema de uma reunião hoje, dez de dezembro, entre o procurador da República Raphael Bevilaqua e o secretário de Educação Emerson Castro. O concurso público para professores indígenas é uma reivindicação antiga das 57 etnias de Rondônia. Durante a reunião, o procurador pediu que o secretário informasse o cronograma para a realização do concurso.
Em 2010 foi criada uma lei específica que regulamenta a carreira de professor indígena em Rondônia. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa a partir de um projeto do Poder Executivo, elaborado por uma ação conjunta de indígenas, Ministério Público Federal (MPF), Seduc, Funai, Unir, Conselho Indígena Missionário (Cimi), Conselho de Missão entre Índios (Comin) e Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado.
“O próximo passo é a concretização do concurso de professor indígena, que prevê respeito às especificidades de cada etnia. Para o MPF, este concurso representa um marco no país, pois pode ser o primeiro a ser efetivamente realizado, dando uma nova perspectiva para a educação escolar indígena”, afirmou o procurador.
O secretário Emerson Castro disse que informará em breve o novo cronograma para a realização do concurso. Ele acrescentou que já há uma organizadora para elaboração do certame, bem como o quantitativo de vagas a serem ofertadas inicialmente.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26
Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO
CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem
A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)