Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Formação de mais de 90% dos professores de Porto Velho


A formação continuada dos profissionais da educação tem sido uma das prioridades do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. E este investimento, segundo ele, tem refletido diretamente na qualidade da educação do município. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) exige que o profissional da educação para exercer a função de professor tem que ter formação universitária. Quando assumimos a administração municipal, muitos profissionais tinham apenas o magistério. Então criamos o Programa de Formação dos Profissionais da Educação de Porto Velho, e a prefeitura passou a ofertar cursos de graduação aos professores sem formação acadêmica. Isto trouxe mais estímulo e valorização a estes que dedicam suas vidas a ensinar e formar cidadãos”, disse o prefeito.

O investimento possibilitou que hoje mais de 90% dos profissionais da rede municipal de ensino pudesse ter uma formação. Para o prefeito Roberto Sobrinho um compromisso assumido por sua gestão e que foi cumprido. “Educação de qualidade se faz com a valorização de quem a faz existir. É por isso que reconhecemos o papel e a função social desempenhada pelos profissionais do Magistério e procuramos ofertar a formação continuada e demais especializações, sendo que o resultado final é alunos da rede municipal de ensino com uma educação de qualidade”, disse o prefeito.

Hoje, segundo dados da assessoria técnica da secretaria municipal de Educação (Semed), dos 90% dos profissionais da rede municipal de ensino que estão formados, 3.461 são especialistas com mestrado ou doutorados. Para a graduação a prefeitura oferece através do programa Pró-Licenciatura os cursos de Artes Visuais, Teatro, Música, Biologia e Educação Física.

Através do convênio com a Universidade Aberta do Brasil, são oferecidos os cursos de Pedagogia, Letras e Administração e pós-graduação em Administração Pública, Administração Municipal e Administração em Saúde. Ainda tem a capacitação através do programa Gestar I; Profuncionário; Formação pela Escola;Formação de Alfabetizadores do Campo, Proinfo Integrado que garante formação sobre Alfabetização digital, Introdução à Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as TIC's e Projetos e ainda o Pró-Letramento.

Os profissionais da rede municipal de Educação de Porto Velho podem contar com Pós Graduação em Gestão Escolar- Escola de Gestores;Educação Infantil; Alfabetização; Gestão Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias da Educação; Coordenação Pedagógica e Educação Especial.

Resultado

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ângela Maria Aguiar, com os investimentos feitos nestes profissionais o retorno tem sido evidente. “Nos últimos sete anos a prefeitura de Porto Velho conseguiu melhorar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). O índice expressa em valores os resultados mais importantes da educação (aprendizagem e fluxo) em todo o país. Em 2005, por exemplo, o IDEB de Porto Velho era de 3,5, índice que ficou dentro da meta estabelecida. Em 2011, o IDEB do município saltou para 4,3 ficando acima da meta projetada. Os números mostram que a melhoria da qualidade no ensino contribui para melhorar o aprendizado dos alunos.

Fonte: Meiry Santos/Joel Elias

 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31