Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 14h33
A formação continuada dos profissionais da educação tem sido uma das prioridades do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. E este investimento, segundo ele, tem refletido diretamente na qualidade da educação do município. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) exige que o profissional da educação para exercer a função de professor tem que ter formação universitária. Quando assumimos a administração municipal, muitos profissionais tinham apenas o magistério. Então criamos o Programa de Formação dos Profissionais da Educação de Porto Velho, e a prefeitura passou a ofertar cursos de graduação aos professores sem formação acadêmica. Isto trouxe mais estímulo e valorização a estes que dedicam suas vidas a ensinar e formar cidadãos”, disse o prefeito.
O investimento possibilitou que hoje mais de 90% dos profissionais da rede municipal de ensino pudesse ter uma formação. Para o prefeito Roberto Sobrinho um compromisso assumido por sua gestão e que foi cumprido. “Educação de qualidade se faz com a valorização de quem a faz existir. É por isso que reconhecemos o papel e a função social desempenhada pelos profissionais do Magistério e procuramos ofertar a formação continuada e demais especializações, sendo que o resultado final é alunos da rede municipal de ensino com uma educação de qualidade”, disse o prefeito.
Hoje, segundo dados da assessoria técnica da secretaria municipal de Educação (Semed), dos 90% dos profissionais da rede municipal de ensino que estão formados, 3.461 são especialistas com mestrado ou doutorados. Para a graduação a prefeitura oferece através do programa Pró-Licenciatura os cursos de Artes Visuais, Teatro, Música, Biologia e Educação Física.
Através do convênio com a Universidade Aberta do Brasil, são oferecidos os cursos de Pedagogia, Letras e Administração e pós-graduação em Administração Pública, Administração Municipal e Administração em Saúde. Ainda tem a capacitação através do programa Gestar I; Profuncionário; Formação pela Escola;Formação de Alfabetizadores do Campo, Proinfo Integrado que garante formação sobre Alfabetização digital, Introdução à Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as TIC's e Projetos e ainda o Pró-Letramento.
Os profissionais da rede municipal de Educação de Porto Velho podem contar com Pós Graduação em Gestão Escolar- Escola de Gestores;Educação Infantil; Alfabetização; Gestão Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias da Educação; Coordenação Pedagógica e Educação Especial.
Resultado
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ângela Maria Aguiar, com os investimentos feitos nestes profissionais o retorno tem sido evidente. “Nos últimos sete anos a prefeitura de Porto Velho conseguiu melhorar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). O índice expressa em valores os resultados mais importantes da educação (aprendizagem e fluxo) em todo o país. Em 2005, por exemplo, o IDEB de Porto Velho era de 3,5, índice que ficou dentro da meta estabelecida. Em 2011, o IDEB do município saltou para 4,3 ficando acima da meta projetada. Os números mostram que a melhoria da qualidade no ensino contribui para melhorar o aprendizado dos alunos.
Fonte: Meiry Santos/Joel Elias
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)