Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Educação Indígena continua avançando em todo do Acre


Promovendo a qualidade de ensino em combinação com a preservação cultural, o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), ao longo da última década, vem se destacando em diversos segmentos da sociedade, com ligação direta com as revoluções sociais do Brasil nos últimos 40 anos.

Em território brasileiro, existem mais de duas mil escolas indígenas. No Acre, desde que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi sancionada, com número 9.394 em 20 de dezembro de 1996, observa-se um aumento significativo no número de alunos, escolas e professores.

Mais de sete mil alunos

Desde o ano 2000, o governo do Estado, por meio da SEE, assumiu a formação básica dos professores indígenas seguindo um currículo que leva em consideração os conhecimentos das etnias presentes no estado, agregando conhecimentos das demais sociedades, em que o exercício do magistério é executado, preferencialmente, por professores índios ou ligados à região em que lecionam.

Em 1999, existiam 57 escolas e 1.808 alunos, somados às redes de ensino estadual e municipal. Atualmente, dentro das duas redes, contam-se 197 escolas, com 7.452 alunos matriculados.

E para atender a crescente demanda, desde o ano de 2000, em parceria com a Comissão Pró-Índio (CPI) do Acre, pioneira no oferecimento de Cursos de Formação de Professores Indígenas, a SEE vem oferecendo formação para professores de 15 etnias presentes no Acre, aliando tradição cultural com o ensino de qualidade.

Investimentos

Gente de Opinião

O trabalho realizado em todo o Estado promove a qualidade de ensino combinada com a preservação cultural (Foto: Assessoria SEE)

No que se refere à infraestrutura dos prédios escolares, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o governo do Estado construiu, entre 2011 e 2012, 22 escolas distribuídas em 11 terras indígenas nos municípios do Vale do Juruá, Alto Acre e Tarauacá-Envira, com valor estimado em mais de R$ 1milhão.

No biênio de 2013 a 2014, o governo do Estado vem trabalhando para garantir a construção de 49 prédios escolares, de até cinco salas de aula, com orçamento superior a R$ 2 milhões.

Além das construções escolares, as formações iniciais e continuadas para professores indígenas vêm sendo estimuladas nos municípios acreanos. Em 2014, serão realizadas formações para 351 professores, de 14 etnias, em magistério indígena, e 103 em formação continuada, fazendo com que a SEE possua, em seu quadro atual, 97 professores com formação superior.

Destaque nacional

As ações da educação indígena já receberam destaque e veiculação na revista Nova Escola, enfatizando o trabalho realizado na SEE no sentido de respeitar, valorizar e preservar os conhecimentos e a cultura dos povos.

Para a reportagem, a equipe da revista visitou duas terras indígenas para ver como estudam os katukinas e puyanáwas. O que chamou a atenção foi o currículo como instrumento de valorização da língua e dos costumes indígenas das duas etnias, e o projeto político pedagógico específico para cada comunidade, tendo como eixo norteador o fortalecimento da cultura e saberes locais.

De acordo com Maria do Socorro Oliveira, coordenadora estadual da Educação Indígena no Acre, “muitos avanços significativos levaram ao aumento de demanda, mas de todas as conquistas da Educação Escolar Indígena, no Acre, consideramos muito emblemático o fortalecimento de seus projetos societários e, principalmente, de suas identidades”.
 

Fonte: Agência de Notícias do Adre / Astorige Carneiro

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do

Cerimônia do Prêmio Educador Transformador ocorrerá em Ariquemes

Cerimônia do Prêmio Educador Transformador ocorrerá em Ariquemes

A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador terá sua cerimônia de premiação realizada no dia 12 de fevereiro, às 19 horas, no CEI - Centro de Empre

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)