Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018 - 07h03
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade do distrito de Jacy-Paraná, ganhou um Centro de Ciência e Tecnologia com laboratórios de robótica, ciências, alimentos e informática. O governo do estado firmou, na segunda-feira (05), convênio com o consórcio Energia Sustentável do Brasil, que fará a doação dos equipamentos.
A instalação dos laboratórios é considerada um prêmio para alunos que invariavelmente se destacam em eventos nacionais relacionados à ciência e tecnologia, embora venham de um distrito pobre da capital, localizado a 85 quilômetros do centro de Porto Velho.
A diretora da instituição, tenente PM Érika Ossuci, admite que cada vez se surpreende mais com o talento dos alunos. Segundo ela, a superação e criatividade fazem parte da rotina escolar.
Emocionada, Ossuci contou que o quadro de professores é totalmente comprometido com a missão de fazer com que os adolescentes tenham iniciativa e façam prevalecer a capacidade individual. “Meus alunos merecem”, disse após testemunhar a assinatura do convênio.
Com alunos tão dedicados, Ossuci confessa que sonha em vê-los, no futuro, grandes empreendedores ou líderes conhecidos nacionalmente.
Uma prova do talento dos estudantes é o livro de poesias que eles escreveram e que foi entregue ao governador Confúcio Moura, outro admirador do processo que está sendo desencadeado no distrito. O próprio Confúcio leu uma das poesias e reagiu emocionado com o conteúdo das páginas seguintes. Vocês estão de parabéns”, disse.
Confúcio lembrou, durante a cerimônia, que as perspectivas de Jacy-Paraná eram negativas na área de segurança e que foi necessária a intervenção estadual. “A decisão foi criar uma escola diferente, para oferecer um futuro melhor para a juventude”, revelou.
Atualmente, o Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná tem mais de 950 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ainda há busca por vagas.
POTENCIAL
O Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná, segundo diretor administrativo do Consórcio Energia Sustentável, Júlio Cezar Oliveira Freitas, tem potencial para crescer na área tecnológica e o suporte oferecido é justo.
“Acreditamos na transformação pela educação, por isto, vamos oferecer equipamentos de ponta para os laboratórios. Cremos no potencial dos alunos e estamos aqui para apoiá-los”, afirmou o representante do consórcio.
Conquistar prêmios nas competições nacionais, na avaliação de Confúcio Moura, é uma forma de atrevimento dos meninos e meninas de Jacy-Paraná. O colégio, ele revelou, é um desafio pessoal. “Torço para que todos sejam destaques no futuro”, concluiu.
O consórcio Energia Sustentável também firmou convênio com o município para reformar uma escola no distrito de Nova Mutum.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)