Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos e professores da FARO visitaram a Aldeia Laje Velho


A ação foi ponto culminante do Projeto O Cotidiano indígena em foco, que teve o objetivo de levar os acadêmicos a vivenciarem a prática educativa com os índios da Aldeia Laje Velho.

A Aldeia Laje Velho está localizada no município do Iata, há 30 km de Gujará-Mirim. Na localidade residem cerca de 400 famílias e conta com duas escolas estaduais. A ação aconteceu na Escola Wem Kanum Oro Waram, que atende a 160 alunos índios de 1º ao 9º ano.

A chefe do NEEI - Núcleo de Educação Escolar Indígena de Guajará-Mirim/RO, Maria da Conceição Martins, acompanhou todas as atividades. Ela afirmou que a visita é uma boa oportunidade para que os acadêmicos coloquem em prática o que aprenderam ao longo do curso de Pedagogia. Segundo ela “o resultado positivo é mostrado na escola indígena, pois os professores reproduzem, em suas aulas, as novas metodologias e as atividades realizadas pelos acadêmicos, uma forma de intercâmbio de práticas pedagógicas”, finalizou.

Para o cacique da Aldeia Laje Velho, Alberto Oro Waram, o projeto realizado pela FARO possibilita a troca de conhecimentos entre professores índios e não-índios. Ele afirmou que “é sempre um prazer receber os acadêmicos e professores, uma forma de reconhecimento da importância e do respeito aos povos indígenas”.

Os acadêmicos divididos em equipes organizaram as oficinas pedagógicas por temas: Matemática, Ciências, Geografia, Linguagem, além dos conteúdos de cidadania, cultura e brincadeiras educativas. Para cada tema, foram realizadas atividades práticas com os índios.

As crianças indígenas apresentaram várias músicas em sua língua materna, a Tshapakura, demonstrando agradecimento a todos os participantes.

A organização do evento conseguiu arrecadar grande quantidade de donativos com as doações de acadêmicos, professores e da Coordenação da Biblioteca da FARO. Foram doados à comunidade indígena roupas, calçados, brinquedos e alimentos não-perecíveis.

No encerramento, como forma de integração cultural, os acadêmicos apresentaram a dança do boi-bumbá e os índios apresentaram a dança festiva, simbolizando a sua cultura.

Para a idealizadora do projeto, profa. Cleuza Avello “a atividade foi uma forma de cristalizar o intercâmbio cultural e educacional com foco nas comunidades indígenas”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

O Sebrae em Rondônia está realizando, em Vilhena, um Bootcamp especial direcionado para 225 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da FAVO Es

Dia de Campo das Agrárias movimenta Fazenda Escola da FIMCA com foco em sustentabilidade e integração entre cursos

Dia de Campo das Agrárias movimenta Fazenda Escola da FIMCA com foco em sustentabilidade e integração entre cursos

No último sábado, 28 de junho, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveu mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que ac

Governador Marcos Rocha entrega escola revitalizada e reforça compromisso com a educação pública em Rondônia

Governador Marcos Rocha entrega escola revitalizada e reforça compromisso com a educação pública em Rondônia

Porto Velho viveu um momento de emoção e reconhecimento na quinta-feira (26), com a entrega oficial da revitalização completa do Instituto Estadual

Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis

Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis

A Escola do Legislativo (Elero) estará presente na 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), que acontece entre os dias 2 e 6 de jul

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)