Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Supermercados Irmãos Gonçalves inaugura a 15ª unidade na Zona Leste de Porto Velho


Supermercados Irmãos Gonçalves inaugura a 15ª unidade na Zona Leste de Porto Velho - Gente de Opinião

Ainda repercute positivamente a inauguração da 15ª unidade do Supermercado Irmãos Gonçalves, na Zona Leste de Porto Velho, que fortalece o comércio daquela região proporcionando uma nova opção. Trata-se, na verdade, da confirmação da visão empresarial de João Gonçalves Filho, Conselheiro da Fecomércio e presidente do Sinalimentos, de vez que o novo Supermercado IG localiza-se na Avenida Amador dos Reis esquina com Avenida Amazonas no bairro Escola de Polícia, com um entorno estimado em mais de 220 mil pessoas. Fundado em 1977 o Grupo IG possui 15 lojas do Supermercado Irmãos Gonçalves, o Frigon – Frigorífico Irmãos Gonçalves, IG Shopping Ariquemes e IG Shopping Ji-Paraná e, no mesmo local do novo supermercado irá inaugurar, em dezembro, o IG Shopping Porto Velho.


UM NOVO DINAMISMO PARA A ZONA LESTE


Sob o ponto de vista econômico é uma aposta das mais felizes. O empreendimento, um investimento de R$ 35 milhões, somente de forma direta gera mais de 500 empregos. O supermercado, além de uma disposição moderna com capacidade de atender com rapidez e conforto, possui um estacionamento com 333 vagas para carros, sendo 28 vagas para idosos 2 para gestantes e 199 vagas para motocicletas. O local possui acessibilidade e conta com 25 caixas, sendo 6 caixas rápidos para apenas 10 itens. O empresário João Gonçalves é claro sobre os propósitos que movem o novo empreendimento que é o de atender melhor, com excelência, gerar renda e emprego. Com suas próprias palavras: “Com mais uma loja aqui na Zona Leste pretendemos alavancar a economia da região”.


É fato que o Supermercado IG da Zona Leste, sem dúvida, deve melhorar sensivelmente o comércio local, pois, por questão de proximidade, será o grande fornecedor varejista da região incluindo uma nova, e também populosa, parte da cidade que deve se expandir com a gradativa ocupação por novos prédios e domicílios da Zona Chacareira, onde estão surgindo novos loteamentos e investimentos. Por baixo, calcula-se que devem migrar para a área, pelo menos, 25 mil pessoas nos próximos cinco anos. Se os impactos parecem ser todos positivos, é, evidente, que nem todos eles serão bons para o comércio local, na medida em que um grande e forte concorrente sempre modifica a partilha das vendas. A comunidade, no entanto, ganha sempre com o aumento da concorrência. Por isto mesmo prestigiou, em peso, a inauguração da nova unidade e já está realizando suas compras no novo supermercado.


Sobre o empreendimento, o Presidente da Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, disse que “João Gonçalves, um empresário visionário, contribui, mais uma vez, para o crescimento da economia de Rondônia, desta vez, na nossa capital com uma obra que consolida o fortalecimento do centro comercial que mais cresce em Porto Velho”, já o Conselheiro da Fecomércio/RO, Fernando Casal,  que participou, na quinta-feira (29) da inauguração da 15ª unidade do Supermercado Irmãos Gonçalves, falou que a comunidade daquela região necessitava de um empreendimento deste porte. “A nova unidade do Supermercado Irmãos Gonçalves proporcionará ao consumidor uma variedade relevante de produtos, além de gerar empregos e fomentar o desenvolvimento para a Zona Leste. A Fecomércio fica imensamente feliz com mais um estabelecimento de tamanha importância, pois, o comércio é uma atividade vital para o engrandecimento econômico”.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Essa é para Restaurantes: conheçam o PAT e vendam muito mais

Essa é para Restaurantes: conheçam o PAT e vendam muito mais

A Coluna Simpi desta semana faz um alerta importante para empresários do setor de alimentação, especialmente donos de restaurantes, lanchonetes e pa

Rondônia mantém uma das menores taxas de desemprego do Brasil com políticas de empregabilidade

Rondônia mantém uma das menores taxas de desemprego do Brasil com políticas de empregabilidade

Aos 25 anos, Isabel Alves Rodrigues comemora o primeiro emprego como operadora de caixa após ser atendida no Sistema Nacional de Emprego em Rondônia (

Dia do Consumidor 2026: Maturidade do Comprador e Integração Digital Impulsionam Expectativa de Alta no Varejo

Dia do Consumidor 2026: Maturidade do Comprador e Integração Digital Impulsionam Expectativa de Alta no Varejo

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, consolidou-se definitivamente como o primeiro grande marco do calendário comercial brasileiro, perde

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

O governador de Marcos Rocha colocou o diálogo com o setor produtivo no centro das decisões estratégicas para o futuro de Rondônia. Em reunião reali

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)