Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sondagem conjuntural demonstra otimismo dos empresários

Pequenos Negócios da Região Norte reforçam essa tendência


Sondagem conjuntural demonstra otimismo dos empresários - Gente de Opinião

Baseando-se numa amostra com 2.992 entrevistas (C.A.T.I.) realizadas, o Sebrae quis medir a percepção de como será 2020 entre pequenos empresários. Destes quase três mil; 72% apostam que a economia vai melhorar; mais de 18% dizem que vai ficar como está; e cerca de 8% acham que o cenário econômico vai piorar. Com a pesquisa conseguimos conhecer as expectativas dos donos de pequenos negócios em relação à economia brasileira e ao seu próprio negócio. Os índices apresentados nesta Sondagem de dezembro/2019 indicam um aumento da confiança dos empresários no cenário econômico brasileiro.

 

A sigla CATI significa Computer Assisted Telephone Interviewing (Entrevista Telefônica Assistida por Computador). Também utiliza um computador portátil como ferramenta para as pesquisas, porém, a grande diferença deste tipo de método de coleta de dados é o uso do telefone. Ou seja, com a CATI o telefone serve como suporte para fazer as entrevistas em si.

 

O percentual de empresários otimistas com o futuro da economia brasileira subiu para 72%, segundo maior índice da série histórica. Já o percentual de empresários pessimistas em relação à economia caiu para apenas 8,1%. O otimismo é mais expressivo entre os donos de Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e os que atuam na Construção Civil. Os empresários da Região Nordeste e os Microempreendedores Individuais (MEIs), por sua vez, estão mais pessimistas com o futuro da economia.

 

Cerca de 65% dos empresários que acreditam que a economia brasileira irá melhorar nos próximos 12 meses atribuem o otimismo ao governo atual e 62% acreditam que a economia também já está dando sinais de recuperação.

 

O motivo mais citado por aqueles que acreditam que a economia tente a piorar nos próximos meses, é o fato de o índice desemprego ainda estar muito alto. A desconfiança em relação ao Governo, bem como o endividamento da população também foram citados por alguns empresários.

Cerca de 73% dos entrevistados acreditam que o faturamento da empresa também irá melhorar neste ano. Empresários das Regiões Centro-Oeste e Norte e os donos de EPPs são os mais otimistas com a melhora do faturamento de suas empresas.

 

A maioria dos empresários (65%) pretende realizar investimentos nos próximos 12 meses. Os investimentos tendem a ser puxados por empresários das Regiões Norte e Centro-Oeste e pela Construção Civil.

O percentual de entrevistados que pretendem contratar funcionários nos próximos meses atingiu 41%, maior nível da série histórica. Os donos de EPPs e os empresários da Construção Civil são os que devem puxar as contratações neste ano.

 

Mais da metade dos empresários que pretendem contratar ou substituir funcionários (55%) relataram que têm dificuldades em contratar mão-de-obra especializada. Para contornar essas dificuldades, contratam mão-de-obra inexperiente e a capacita no dia-a-dia.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativ

FACER realiza reunião institucional com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

FACER realiza reunião institucional com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

Na manhã desta quinta-feira (04/09), a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia sediou em Porto Velho uma importante

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Manter as contas em dia nem sempre é fácil, e imprevistos podem atrapalhar qualquer orçamento. Nessas horas, muitas pessoas se perguntam como consegu

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?No dia 29 de agosto de 2025, a Receita Federal publicou a Instrução Nor

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)